quarta-feira, 8 de junho de 2016

CURTAS NOTÍCIAS DO NOSSO BAIRRO


*Ao romper da madrugada, cerca das 7h00, o asfalto de várias artérias da Baixa foram lavadas com mangueira de alta pressão pelos funcionários do Departamento de Higiene da Câmara Municipal de Coimbra.
Ainda bem que, finalmente, se começou a olhar para o chão da calçada do Centro Histórico. Há muito tempo que pedia uma lavagem. Do mesmo modo que se reivindicam medidas tutelares, deixo aqui a menção honrosa.



*Encerrou na semana passada a loja Lena, no largo da Rua Sargento-mor. Proximamente, o prédio, propriedade da Helena Gomes, entrará em obras e, mudando de ramo, dará lugar a um bonito estabelecimento ligado ao sector alimentar.
De salientar que este fecho temporário é não só prejudicial para o pequeno largo em que se insere –já que num raio de cinco metros, quatro lojas trancaram portas-, como também para a Baixa. A loja da lena foi, até agora, um porto de abrigo para muitos moradores da zona em dificuldades e que ali buscavam pequenas orientações. Um espectáculo de pessoa, esta Helena! Se todos olhassem para a sua forma de se relacionar com os outros, e copiassem, o mundo seria, inevitavelmente, melhor.


*Conforme se deu nota aqui no Blogue, abriu a semana passada, na Praça do Comércio, o BE 51, um moderno complexo hoteleiro com várias valências dirigidas para a revitalização da Baixa. Do nosso cantinho, um grande abraço de boa-sorte ao Miguel Matias, o investidor que deu corpo ao plano e tornou possível a abertura de uma casa histórica, o Traje, e que esteve encerrada muitos anos.


*A Fátima Santos, dona da loja Tico & Teco, na Rua Eduardo Coelho, uma colega comerciante que sofreu uma ameaça de AVC, Acidente Vascular Cerebral, e esteve internada nos HUC, Hospitais da Universidade de Coimbra, para gaudio de todos nós, progressivamente está a recobrar a sua anterior rotina. Com ansiedade e votos de melhoras, esperamos todos que recupere rapidamente toda a sua anterior energia.

 *Anda por aí um certo marginal, magrinho e de rosto suplicante, cujo trabalho é estender a mão à caridade e com escritório ambulante normalmente nas ruas largas, Visconde da Luz e Ferreira Borges, que está fartinho de dar a palmada onde pode. Presumivelmente toxicodependente, nos últimos tempos deu em utilizar a força para obter o que mais facilmente lhe cair nas mãos.
Tanto quanto se conseguiu saber, há uns tempos furtou uma carteira a uma senhora mas teve azar. Bons cidadãos, que estavam próximo, conseguiram deitar-lhe a mão e deram-lhe um enxerto a bem-parecer. Se bem que não se deve utilizar a justiça pelas próprias mãos, diz quem sabe que só se perderam as que caíram no chão.
No último mês de Maio, alegadamente teria sido ele que, à hora do almoço, entrou num prédio e rebentando a porta com um pontapé roubou pequenos objectos não quantificáveis.
Também numa loja da Rua Eduardo Coelho, num distraio da proprietária, este mesmo energúmeno abriu a caixa registadora e levou cerca de 30 euros.
Como são quantias pequenas e obriga a queixa particular, os lesados, para não terem chatices e gastarem mais do que perderam, ficam-se pelos danos e não apresentam participação à polícia.
Se é certo que, sem queixa formal a PSP não pode intervir, no entanto, pelas brigadas de intervenção à civil, é melhor colocar-se o traste sobre vigilância.

Sem comentários: