sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A NATA DE COIMBRA FOI-SE (?)



Cerca de dois anos depois, abriu em Outubro de 2013, presumivelmente, encerrou esta semana a “Nata Lisboa”, um estabelecimento em regime de franchising da marca Nata Mundo”, esta, com sede em Lisboa e vários estabelecimentos no país. “A Nata Lisboa” tinha o estabelecimento em frente ao Arco da Barbacã, na Rua Ferreira Borges.
Se é certo que o boato deste claudicar já percorria estas ruas e ruelas há cerca de dois meses, é também verdade que o fecho de uma casa comercial nesta área é sempre algo triste. Os estabelecimentos são coisas, mas são também extensões das pessoas que estão dentro deles. Se fecha a loja, os seus representantes ficam como que amputados, em sofrimento, como se perdessem um órgão do seu próprio corpo.
O que lamento, mais uma vez, é que esta morte –presumida por mim-, como tantas outras, passem despercebidas e, por parte dos seus proprietários, tudo seja feito para passar no silêncio dos pingos da chuva. O hábito, em maioria, é fecharem pela calada e, como se estivessem a fugir com vergonha, deixarem na montra um dístico com a frase “Em remodelação”. Se assim não fosse, e mais uma vez, como entender a mensagem colada no vidro da porta: “Estamos a construir um espaço novo para si. Prometemos ser breves. Pedimos desculpa pelo incómodo. Obrigado!”. Estarei enganado? É provável! Oxalá que sim! Penso que estaremos cá para ver!
Porque a questão essencial, em especulação, é: deveremos ou não discutir os encerramentos comerciais? Se sim, e a mim parece-me importante, vamos todos colocar os dados em cima da mesa, no mínimo, para tentar remediar alguma coisa para o futuro, para os que vêm de novo, porque dos que partem não reza a história –isto, passando a imodéstia, se eu não falasse disso nem se dava conta. Estamos a assistir passivamente, onde a anormalidade se tornou costumeira, a um genocídio comercial. Vem-me à memória Adriano Correia de Oliveira, “Cantar de Emigração”: “este parte, aquele parte, e todos, todos se vão (…)”.
Porque, não falando deste problema, remedeia-se alguma coisa? É bom para a Baixa não se trazer o assunto à colação? Que responda a estas perguntas os que não gostam que eu escreva a dar estas más notícias. E são muitos! E não são somente alguns (maus) políticos da Praça 8 de Maio. Há muitos comerciantes que me olham de soslaio por mostrar a nu o que se está a passar. No melhor, chamam-me “anjo da desgraça”. E porque reagem assim? A razão do seu procedimento assenta no seu lado egoísta de pensarem que dando à estampa estas informações tristes as pessoas virão cada vez menos à Baixa. Até pode ser. Admito! Mas e os que partem? Como fica a sua vida familiar e financeira? E os que permanecem? Não estarão na fila? É calando que se remedeia? Embarcando no silêncio de conluio não será fazer o jogo do poder, daquele poder que se está a marimbar para a (pouca) sorte de quem arrisca?


TEXTOS RELACIONADOS

"45 anos depois, encerra o Eldorado"
"Adeus Xangai"
"Encerrou a Sapataria Trinitá"
"Adeus até ao meu regresso..."
"Encerrou um café no meu bairro"
"Adeus Comércio de rua"

2 comentários:

Alex Ramos disse...

Quando leio o dístico na porta leva-me a pensar que estarão a procura de umas novas instalações quiçá mais baratas em termos de custos, nomeadamente renda. mas concordo consigo é sempre triste ver uma loja fechar, dá ilusão que se perde parte da identidade da baixa. Abraço

Daniel disse...

Felizmente, o que está escrito no papel colado na porta é verdade. A loja está apenas em remodelação e vai reabrir brevemente, segundo informações no facebook Nata Lisboa.