terça-feira, 5 de agosto de 2014

FALECEU O ANTÓNIO ELOI




Conheci melhor o António Henriques Lopes Eloi há cerca de um ano no Rancho das Tricanas de Coimbra. Eu fazia parte da tocata e o Eloi era dançarino. Pelo pouco que convivi com ele pareceu-me uma pessoa muito disciplinada, assertiva e respeitadora do próximo. Soube agora que o António, Bombeiro Sapador de profissão, com apenas 50 anos, partiu para não mais voltar. Vítima de doença, faleceu na quinta-feira da semana passada. O seu funeral realizou-se no Sábado seguinte numa manifestação conjunta de dor. Segundo Celeste Correia, também cantadeira na popular colectividade, “o acompanhamento do féretro foi uma homenagem sentida pelos colegas, quer do Rancho de Coimbra, quer do Rancho de São Silvestre, quer dos Bombeiros Voluntários, quer ainda dos Bombeiros Sapadores, que todos o consideravam. O António era uma pessoa que eu admirava muito. Era um doce! Ainda há cerca de um mês foi connosco dançar à Afurada, Porto. Que descanse em paz!
Também na Rua Nova, a artéria onde o Eloi nasceu, cresceu e viveu parte da sua vida, a sua vizinha Georgina Fernandes Marques, de lágrima a balouçar, foi deixando escapar: “tal como a sua família de onde provinha, o António foi sempre muito educado. Era um excepcional rapaz. Um bom menino!”
Paulo Alexandre, irmão do falecido, não conseguindo conter as lágrimas e em soluços de sofrimento, foi-me dizendo: “o meu irmão era um valente! Deixa-me um vazio enorme no peito. Vai fazer muita falta à sua mulher e aos seus dois filhos. A vida é muito injusta, bolas! Gostava de aproveitar este meio para agradecer a todos quantos se juntaram ao funeral e muito particularmente aos Bombeiros Sapadores pelo apoio prestado na doença do meu irmão e também à família na hora do seu desaparecimento. Bem-haja!”
Em nome de todos, em representação da Baixa onde deixa muitas saudades e se posso escrever assim, à sua família os nossos mais sentidos pêsames. Muito obrigado António por ter sido um embaixador, um elemento fundamental na prossecução da cultura bairrista da nossa zona histórica. Que descanse em paz. Até sempre, "Tonito"!

1 comentário:

Estrelinha disse...

O meu tio!!! Saudades <3