segunda-feira, 21 de outubro de 2019

BAIXA: SEM-TECTO TOMA ABRIGO PELA FORÇA

(Imagem de arquivo)




Na noite desta última Quinta para Sexta-feira, um sem-abrigo rebentou em pedaços a porta de uma arrecadação lateral da igreja de São Bartolomeu, na Rua Sargento-mor.
Diz um vizinho que pediu o anonimato, “o barulho foi ensurdecedor. Parecia uma bomba. Veio a PSP e apanhou o arrombador já lá dentro instalado.”
Como é de adivinhar, não estou de modo algum de acordo com esta intrusão. Mas uma questão que ressalta e chama a atenção: aquele local, com cerca de quinze metros quadrados, em frente a uma galeria de arte, e outra com frente para a Rua dos Esteireiros foram há muitos anos armazéns de lojas comerciais. Os anos foram passando e nunca alguém deu utilidade aos espaços. Será que a igreja , pertencendo à Diocese de Coimbra, não poderia abrir aquelas áreas aos sem-tecto, por exemplo, durante a noite e agora no Inverno?
Hoje, já lá foi recolocada uma nova porta, mas o recinto, como se fosse destinado aos santos, provavelmente lá vai continuar sem qualquer prestabilidade.


HÁ MAIS SEM ABRIGO PELA BAIXA? SIM OU NÃO?


Nos últimos dois meses, a parecer um aumento, durante a noite, notam-se mais pessoas a dormirem em entradas de portas pelas ruas estreitas e largas. Basta dar uma volta pela Baixa, a partir das 19h00 e verificamos o que está acontecer.

Sem comentários: