quarta-feira, 16 de outubro de 2019

BAIXA E FACEBOOK: O PERIGO DO JUSTICIALISMO

(Imagem de Leonardo Braga Pinheiro)




Escrevem os dicionários que o termo “justicialismo” foi criado por Juan Domingo Peron, político argentino e fundador do peronismo. Em esboço geral, esta filosofia existencialista traça um quadro pessimista sobre a sociedade hodierna e volta-se para o passado, para os idos anos de 1930, como virtuosos. Desencantada pelo caminho da moral e ética “nauseabundas” nos tempos que correm, “esta doutrina justicialista ganha forma; como justo equilíbrio entre os extremos (a terceira posição, nesse sentido sinónimo de justicialismo, será representada como um ponto no centro de um arco cujas extremidades são o individualismo e o coletivismo), mas, sobretudo, como doutrina da justiça social que Perón considera a base da democracia”.
Em tese, pela voz do povo, associamos “justicialismo” a um movimento que absolutiza a justiça. Valorizando os fins sem levar em conta os meios, em tese, persegue os interesses do colectivo como bandeira existencial e desvaloriza os direitos do indivíduo. O que interessa é que alguém seja condenado para acalmar as hostes sedentas de sangue. Gerando com este “julgamento” popular enormes injustiças por este mundo fora, esta transposição é, em paradigma, a negação de justiça como a primeira de todas as virtudes.
Vem isto a propósito de hoje ter corrido um boato, aqui na Baixa, de que um “homem alto, de chapéu, que costuma percorrer diariamente as ruas estreitas”, ser um perigoso pedófilo. “Se alguém o avistar, tem obrigação de lhe dar uma coça”, afirma uma das várias pessoas que comigo falou.
Como se não chegasse, na qualidade de administrador da Página da Câmara Municipal de Coimbra (Não Oficial), recebi para publicação uma fotografia partilhada de um homem com chapéu na cabeça e sentado num autocarro a ler um jornal, que dizia o seguinte: 

Atenção, Coimbra! ‼️⚠️ Aconselho a leitura dos comentários da publicação original, de forma a perceberem o que se passa! Está lá tudo... Não me parece que estejamos aqui num caso de difamação. A pessoa está identificada. 😠 Se calhar está na altura de pôr um ponto final a isto, não?!?

ALERTA Coimbra. Este Monstro de chapéu e de óculos, na casa dos 60 anos é um predador sexual. Este tem como prática de assediar MULHERES e Adolescentes do sexo feminino nos autocarros de Coimbra. Tenho casos de amigas e mulheres de amigos que já sofreram abusos deste sujeito. Se alguém já tiver passado pela mesma situação, peço que me comunique pois este já teve um processo judicial arquivado por falta de testemunhas. OBRIGADO”

Ora, como é fácil de ver -e isto já aconteceu inúmeras vezes em partilhas de redes sociais no país e até no estrangeiro, por exemplo no Brasil, em que redundou em mortes – pessoas de bom-senso não podem nem devem partilhar um teor destes. É preciso esclarecer que não está em causa a verdade imanente que possa estar associada, mas sim ao facto de serem gerados movimentos de justiceiros que, substituindo-se aos tribunais, não medem as tragédias que podem desencadear por se confundir a pessoa em causa. A haver crime, cabe às autoridades chamarem a si o assunto.

Sem comentários: