sexta-feira, 12 de outubro de 2018

BAIXA: ENCERRARAM AS MODAS BAGUI





Depois de 43 anos ao serviço da Baixa, encerrou as Modas Bagui, no Largo Paço do Conde, um respeitado estabelecimento dedicado a roupa de qualidade para homem e senhora.
Decorria o “verão quente” de 1975 quando o casal constituído por Basilícia e Eduardo Guimarães abriu as Modas Bagui, no Largo Paço do Conde, mesmo em frente ao desaparecido Saul Morgado. Nessa altura e até finais de 1990, toda a Baixa, em toda a zona envolvente de ruas, largos e ruelas, era um autêntico formigueiro de pessoas.
A decadência da Baixa começou com a abertura das grandes superfícies, em 1993”, enfatiza Eduardo Guimarães. “Eu e o meu filho fizemos parte da manifestação de comerciantes – contra a abertura da Makro e do Continente e convocada sobre a égide de César Branquinho, um comerciante respeitado que já deixou a actividade mercantil há vários anos – contra a sua instalação na cidade. Só os mais pequenos se insurgiram. Os grandes comerciantes da Baixa alhearam-se completamente do que estava a acontecer. Aliás, num egoísmo incompreensível, nunca quiseram saber do declínio que estava em marcha.
Hoje, tivemos de tomar esta decisão. Aliás, foi o médico que recomendou: se queríamos viver mais uns anos, o melhor era irmos embora depressa. No estado em que se encontra a zona comercial, isto mata em vez de dar saúde.
Uma pessoa passa o tempo a fazer contas de cabeça. Estamos a trabalhar só para os impostos. Não se consegue ganhar para a renda – que, nesta parte, não tenho nada a dizer do meu senhorio. Foi sempre uma pessoa conscienciosa, há muitos anos que não me aumenta a renda. Não se ganha para comer!
Este ano, para suportar os custos, não houve qualquer mês que não tivesse injectado dinheiro anteriormente amealhado. Valeu mais termos escolhido a saída. Não tivemos mesmo outra solução de recurso senão fechar a porta.”


QUE SOLUÇÃO PARA A BAIXA?


Continua Eduardo Guimarães, “a seguir ao 25 de Abril e até hoje, todos os políticos que passaram na Câmara Municipal, sem excepção, conseguiram dar cabo da Baixa. Deram cabo disto! O Centro Histórico está abandonado e entregue à sua sorte. São só hotéis, mais hotéis, e mais nada! E o comércio não conta?
Até 2000 o negócio ainda foi mais ou menos. A partir daí foi sempre a baixar. As pessoas deixaram de vir à Baixa. Não há volta a dar a isto! Se os políticos querem assim, assim seja! Nós fazemos-lhe a vontade!”
Desde Janeiro, último, incluindo este fecho, o número de encerramentos comerciais na Baixa sobe para 27. 


Sem comentários: