quinta-feira, 11 de outubro de 2018

BAIXA: FALECEU O LUÍS, DO CATARINO, UM DOS NOSSOS

A imagem pode conter: 1 pessoa, fato e closeup
(Foto desviada da página do Facebook de Pedro Ribeiro)




Francisco Luís da Silva Ribeiro, mais conhecido entre nós como o Luís, do Catarino, com 80 anos de idade, partindo para a eternidade, deixou-nos esta noite passada.
Numa época em que as pessoas eram o logótipo do comércio, a face inspirativa de confiança num respeito mútuo entre quem vendia e comprava, quando os patrões e funcionários funcionavam como laços apertados de uma relação estreita de familiaridade, durante cinquenta e cinco anos o Luís foi um dos rostos identificativos da Ourivesaria Catarino, na Praça do Comércio.
Segundo Jorge Catarino, o proprietário do reconhecido e popular estabelecimento de venda de metais preciosos, “o Luís, na Ourivesaria Catarino, foi uma chancela, marcou uma época. Foi um excelente colaborador. Foi um “coimbrinha”, no sentido de defender acerrimamente os interesses da cidade, sobretudo a Baixa, a nossa Baixa! Num tempo em que o comércio, quer empregados, quer patrões, se dividia em apoiar o Sport Conimbricense, na Rua Simões de Castro, ou o União de Coimbra, o Luís Ribeiro era fanático por este último, pelo clube da Arregaça. O União de Coimbra, para o meu amigo Luís, que agora partiu, estava acima de todas as coisas.”
Para a família enlutada, em nome da Baixa, se posso escrever assim, os nossos sentidos pêsames. Até sempre, senhor Luís, do Catarino. Descanse em paz!


Sem comentários: