sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

A ÚLTIMA LOJA MAIS ANTIGA DA BAIXA VAI ENCERRAR





No final da próxima semana, vai encerrar o estabelecimento comercial mais antigo, o último com mais de um século, da cidade e na Baixa: a Hortícola de Coimbra. A laborar na Rua visconde da Luz número 12 desde 1878, e sempre na mesma família, chegou ao fim um reinado no mundo das sementes com quase cento e cinquenta anos.
Sabendo por linhas anónimas que este vetusto espaço chegou até aos nossos dias sobretudo pela teimosia assente num profundo respeito pelos laços familiares, há muitos e muitos anos que esta loja não gerava riqueza para se manter em actividade. Mesmo assim o actual proprietário, remando contra ventos e marés de prejuízo, manteve a traineira sempre na faina. A causa de acontecer agora este desfecho anunciado reside na razão directa do seu único empregado, o José Lopes Monteiro, com 63 anos de idade, depois de 27 anos à frente do balcão da saudosa casa de sementes, legitimamente, entrar na reforma.
Por uma história comercial digna de registo, acompanhado com uma lágrima de saudade, uma grande salva de palmas para a Hortícola de Coimbra. A Baixa vai ficar mais pobre. Até sempre menina dos nossos olhos!




Sem comentários: