sexta-feira, 1 de setembro de 2017

BAIXA: MEDIDAS DESPENALIZADORAS E A FAVOR DA REVITALIZAÇÃO (16)





Tendo em conta a continuada situação de aproveitamento político, de empobrecimento e desalento que as actividades comerciais tradicionais da Baixa de Coimbra atravessam, diariamente e até às próximas eleições autárquicas de 01 de Outubro, vou sugerindo medidas que, se houvesse vontade política, poderiam servir para atenuar a queda e o encerramento de mais espaços mercantis.
Estou a escrever p'ro boneco? É o mais certo.


Implementar e dar dignidade à publicidade referente às comunicações sobre necrologia.


Há muitos anos que, de forma anárquica por parte de funcionários de algumas agências funerárias, os anúncios necrológicos, em papel, são colados a esmo e sem critério em quinas, esquinas, paredes, muros e caixas de electricidade.
Não sei exactamente nem pugno por uma única solução. O que sei e defendo é que, num certo desleixo, a situação não pode nem deve continuar.
Tanto quanto consegui saber, em Guimarães os panfletos anunciadores da última partida são colocados dentro das montras comerciais. É uma boa ideia? Não sei. Mas pode haver outras, sei lá, a autarquia criar umas pequenas vitrinas com alguma estética e inseridas na paisagem urbana monumental. Outra ideia, talvez mais para o futuro, esta notícia ser englobada em painéis interactivos de informação cultural e que já defendi aqui.
Seja lá qual for o remédio, mas esta doença, que fala de morte, tem de ser debelada. Temos, todos, de manifestar respeito pelos que partem e desta vida se vão envoltos no manto diáfano da morte.
Valerá a pena pensar nisto?

TEXTOS RELACCIONADOS

Sem comentários: