sábado, 13 de junho de 2015

PEDRO CONTRA ANTÓNIO NA TERRA E NO CÉU



Tenho de confessar que sendo agnóstico, não crente no absoluto inacessível ao espírito humano pela impossibilidade dos seus preceitos poderem ser comprovados empiricamente, cá no meu fundo, mesmo no fundo, sempre tive alguma esperança de que houvesse um outro mundo mais perfeito, lá em cima, onde o Pedro se entendesse com o António, já que por cá, nesta terra onde todos os mistérios são explicáveis, cada um com mais fome de poder, passo-a-passo e costa-a-costa, nem um nem outro se entenderão jamais.
Hoje tirei a prova dos nove. Lá em cima, no mundo metafísico e que deveria ser melhor que bom e contrário a esta pasmaceira, aquilo vai de mal a pior. Se assim não fosse, como explicar que sendo hoje o Dia de Santo António chovesse a potes? Está de ver que, tal como cá em baixo, são guerras santificas entre Pedro e António, os santos, está de ver. Custava muito ao São Pedro não mandar água para cima das festas populares do seu colega de ofício? Porra, já não há santos como antigamente! Uma pessoa pedia, rezava e o milagre acontecia. Agora não! Não ligam nada ao pessoal! Querem lá saber! O deles, o seu tempo intemporal está certo, pois! Coitados dos pecadores que, cá em baixo se esfalfam para se livrarem dos dois que, diariamente na televisão, nos envenenam com as suas mensagens tóxicas para boi dormir e põem os olhos no paraíso. Uns e outros, terrenos e milagreiros, querem é pedestal.
O problema é que, com estas invejas lá em cima, quem sofre é o povo. Só para citar o caso de Coimbra, hoje havia dois certames na cidade de importância, no caso, a Feira Medieval, na Alta, e a Feira de Artesanato Urbano, na Baixa, e devido à pluviosidade acabou tudo cedo de mais. Está certo isto? Antes que a coisa azede era melhor Deus pôr ordem na casa! 


1 comentário:

JPG disse...

Grande analogia :) Abraço!