quinta-feira, 25 de junho de 2015

O AVÔ "TONY" CONTA HISTÓRIAS DE VIDA AOS MAIS NOVOS

(Foto d'O Teatrão)





Inserido no projecto promovido pela companhia de teatro O Teatrão “Ó do Bairro”, um “workshop” de expressão dramática que tem por intenção colocar cara-a-cara moradores ou trabalhadores a contar as suas histórias de vida através de uma viagem experiencial aos mais novos, hoje, cerca das 10h00, realizou-se mais uma sessão.
Num convite formulado ao escritor Carlos Pinto dos Santos –e amavelmente aceite-, conhecido por “Tony” quando era criança nascida e criada na Rua das Padeiras, adultos e infantes, assistimos embebecidos à narração das suas tropelias nos seus tempos de puto, por alturas de meados da década de 1950. Desde o ser transportado encavalitado nos comboios a carvão para a Figueira da Foz para ver a garraiada, jogar ao abafo a levantar cromos com a mão em concha, até ao jogar à bola de trapos no terreno pelado do Largo do Romal, as suas narrativas existenciais gravadas a fogo na memória e que deram origem ao livro, “Por Portas Travessas”, em edição de autor, algumas histórias por ele vividas foram ali recordadas com amor e, volta e meia, interrompidas por um ou outro miúdo. De vez em quando um braço no ar e seguido da interpelação: “o que é uma garraiada?”. E o “avô” Tony pacientemente explicava.
De salientar que Pinto dos Santos tem ainda alguns livros para vender a um preço muito interessante. Se o leitor quiser adquirir algum exemplar pode fazer o pedido através da sua página do Facebook. Aqui.
Quanto a mim, narrador de segunda classe de casos e acasos, embora esteja praticamente no último capítulo do seu livro, fui também um ouvinte atento. Uma coisa é ler, outra é ouvir o desenrolar dos factos ao vivo e a cores pelo escritor.
Em nome de todos, das paredes carcomidas do prédio decrépito do Largo da Freiria –que parecia chorar de dor por já não haver crianças a brincar como no tempo da infância do “Tony”-, em nome d’O Teatrão, em meu nome pessoal, em nome da Baixa, bem-haja Pinto dos Santos!


TEXTO RELACIONADO


Sem comentários: