sábado, 19 de julho de 2014

UMA MEDIDA QUE SE APLAUDE MAS...



Para quem não deu por isso, desde que Manuel Machado, o actual locatário do paço da Praça 8 de Maio, tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), ao Sábado o edifício está de portas abertas. Porém, quem empurrar e transpuser as portas de vidro não pode passar do hall. Lá dentro, atrás de um pequeno balcão, está um agente da Polícia Municipal (PM). É bonito de ver esta acção? Faz sentido? Quanto a mim, que, ao longo dos anos, já escrevi vários textos sobre este necessário franquear neste dia da semana, faz sim, senhor! E faz porquê? Pareceu-me pressentir o leitor a inquirir. Porque estando o edifício aberto, ainda que em símbolo, parece dar as boas vindas a quem nos visita. É assim, em metáfora, como se fosse o Cristo-Rei, no Rio de Janeiro, de braços abertos a receber todos. Até aqui fui claro, não fui? Fui? Obrigado. Vou então continuar. O modelo do Brasil que apresentei não foi ao acaso. À espera de um abraço da humanidade que, apesar de tardar, enquanto símbolo do Cristianismo, e maravilha do mundo, é um ícone de paz mundial. Mas há um senão importante, lá no Morro do Corcovado, enquanto polo de atracção turística, a estátua de pedra não será um esbanjamento de meios. Vou explicar melhor. Acontece que, na forma, esta abertura das portas da CMC ao Sábado, como se apresenta, é um quase desperdício, um desaproveitamento de meios. Comecei por elogiar a medida e mantenho. No entanto pode melhorar do suficiente ao bom.
A meu ver, só em teoria, de modelo de cidade anfitriã no bem receber, fica bem ter apenas a entrada acessível e manter um agente da PM todo o dia ali enclausurado e sem mais nada para fazer. Quero dizer, portanto, que estou de acordo na forma mas não na substância. Por exemplo, por que não se aproveita este dia de Sábado para, rotativamente, estar um vereador do executivo a receber os munícipes? Incluindo o presidente? Ao que parece alguns vereadores não têm tempo para receber os cidadãos. É melhor dar um exemplo, não é? Eu vou dar. A Associação de Beneficência ao Comerciante de Coimbra, legalmente constituída em 2013, à espera de ver cumprida uma deliberação camarária, em Novembro deste mesmo ano, pediu à vereadora do pelouro, Carina Gomes, para ser recebida. Como até ao mês passado, de Junho, não tivesse tempo, o que naturalmente se admite, o presidente da ABCC, Armindo Gaspar, reiterou pessoalmente e novamente por ofício para ser ouvido. Até hoje! É claro que nove meses, como período de gestação, nem será muito. Admito. É mais a cara de idiota, como eu, que, perante este desrespeito, qualquer um fica. Só isso!
Ou seja, em síntese, está de ver que dar provimento a este plano, que apresento sem custos, faz sentido. Não acha?

Sem comentários: