quarta-feira, 2 de julho de 2014

QUE COIMBRA QUEREMOS?




“Colaborem na resposta a que Coimbra queremos em 2030. Um desafio à participação no ciclo do CPC, Cidadãos por Coimbra, dedicado a Pensar o futuro | Fazer a cidade que começa amanhã!
Apareçam!



A cidade do futuro: Coimbra 2030


Hoje, 2 de julho, quarta-feira, 21h00
Salão Nobre da ACIC (Av. Sá da Bandeira)
Com António Dias de Figueiredo, Fernando Madaíl, Mariana Oliveira e Nuno Grande Moderação de Carlos Fortuna”

"A necessidade de gerir e resolver os problemas que constituem o dia-a-dia da cidade não deve impedir uma reflexão cuidada sobre o seu futuro e o de quem nela vive ou trabalha. Pelo contrário, sem essa reflexão e sem as propostas a médio e longo prazo que ela possa produzir, a gestão do quotidiano corre o risco de resvalar para o aleatório e o inadequado. A obrigação de gerir o imediato não constitui senão uma pequena parte do que os cidadãos devem exigir a quem governa a sua cidade. É, por isso, urgente pensar o futuro de Coimbra no contexto de um Portugal marcado por dramáticas diferenças económicas e sociais e de um mundo globalizado que tende a agravar ainda mais essas diferenças.

A iniciativa do Movimento Cívico Cidadãos por Coimbra visa promover o confronto entre várias formas de pensar a cidade, cruzando especialidades, atividades profissionais, formações académicas e experiências de vida diversas, que tenham em comum a capacidade de propor um desígnio para Coimbra, de forma a projetar a cidade do presente num futuro de cidadania plena, vivida numa realidade urbana solidária, inclusiva e sustentável. Tudo isto alicerçado na participação cidadã que deve ser estimulada através de diversos modos e instrumentos.

Neste âmbito deverão realizar-se diversas iniciativas entre julho de 2014 e julho de 2015, estando já em preparação as duas primeiras.

O Grupo de trabalho responsável pela organização global da iniciativa é coordenado pelo Abílio Hernandez Cardoso e tem a primeira iniciativa já no próximo dia 2 de julho."


(Recebido por e-mail, com pedido de divulgação)

Sem comentários: