segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

LUSO: “UNIDOS VENCEREMOS”

 

(Imagem do jornal online Notícias de Coimbra)




Contrariamente ao que seria previsto numa manhã muito fria, hoje, cerca das 11h00, por volta de uma centena de pessoas marcou presença junto à Extensão de Saúde de Luso para protestar contra a falta de prestação de serviços médicos.

Aparentemente com um quadro preenchido por vários médicos, até há poucos meses a funcionar cinco dias por semana, subitamente com a aposentação de um clínico, sem explicação racional que o fundamente, o serviço aos cerca de 2800 utentes passou a ser fornecido apenas nas manhãs de Segunda e Quarta-feira.


E COMO CORREU?


Com organização, não declarada oficialmente, de Óscar Carvalho, ex-candidato pela CDU à Assembleia de Freguesia de Luso, e Isabel Cristina Alves, também representante da Coligação Democrática Unitária, seria esta cidadã a tomar o megafone e a ler um extenso rol de queixumes a justificar a chamada para a concentração popular.

Sem cartazes ao vento, sem coro mandado de vozes a unir os presentes a favor do protesto, com bastante simplicidade e pureza, com o canal generalista TVI e o canal por cabo CNN Portugal a cobrirem o evento em directo e vários meios de informação em diferido como os jornais online Notícias de Coimbra e Bairrada Informação, para os promotores a concentração não poderia ter corrido melhor.

Como era de prever, a Câmara Municipal esteve muito bem representada por António Jorge Franco, presidente da autarquia, que optou por uma presença discreta e apenas visível quando solicitado pela Comunicação Social, e Ricardo Santos, o novo vereador recentemente empossado no lugar de Gil Ferreira, e Carlos Calhoa, vereador sem pelouro com assento no executivo a simbolizar a oposição em representação do Partido Socialista (PS).

Também Claudemiro Semedo, presidente da Freguesia de Luso, e membros do seu executivo marcaram uma sublinhada presença em apoio aos fregueses.

Também estiveram presentes vários deputados à Assembleia Municipal, quer do Movimento Independente Mais e Melhor, ganhador das últimas eleições, quer do PS.


UMA LIÇÃO A RETER


Tudo indica que o que parecia irresolúvel até ontem, de repente, hoje, com uma manifestação popular de uma centena de pessoas, o que dá a parecer é tudo estar resolvido e ultrapassado.

Este modo de proceder faz-me lembrar um velho ditado: “Deus dá dificuldades a quem crê ter força para as resolver”. Ou seja, é como se para se conseguir manter alguma coisa, através de provações várias, ter de demonstrar que a merece.

Ora este comportamento cada vez mais usado e viciado de algumas direcções regionais – como é o caso desta Administração Regional de Saúde do Centro -, em representação do Governo, dá que pensar. Parece que deliberadamente, com uma política de gestão pouco clara, fecham as portas ao poder municipal eleito democraticamente em representação para sabotar a sua acção junto das populações e depois, metendo os pés pelas mãos, aparecem a tapar buracos como salvadores do povo.

Por outro lado, também é uma lição para os cidadãos. Se querem mesmo manter algumas grandes conquistas de Abril, como é o SNS, Serviço Universal de Saúde, cada vez mais terão de estar prontos a, solidariamente, a acorrer a defender problemas dos vizinhos. Hoje por eles, amanhã por nós. Habituem-se!

Sem comentários: