quinta-feira, 26 de maio de 2022

O FOTÓGRAFO ESTAVA LÁ… E VIU E OUVIU, OU TALVEZ NÃO…

 




Guilherme Duarte, ex-vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada e actual presidente interino da Fundação Mata do Bussaco, nomeado em 21 de Fevereiro de 2021, foi “apanhado” esta semana a receber no seu gabinete um estranho telefonema:


- Alô? senhor presidente interino, Guilherme Duarte?… Daqui Duarte Cordeiro…

- Quem?… O primo Duarte?…

- Não, senhor presidente, o Duarte Cordeiro, mais conhecido pela “sombra” (de António Costa)… o ministro da tutela… da pasta do Ambiente…

- Ó senhor ministro… as minhas desculpas… Faça o favor de dizer…

- Senhor presidente interino, estou a ligar-lhe para lhe comunicar que vai deixar de o ser muito em breve…

- Olhe, senhor ministro, por favor não brinque mais comigo… Está a perceber?

Eu tenho sempre a mala pronta para partir. Eu sou professor… tenho uma profissão… Não estou dependente do aparelho… Mas sempre lhe acrescento que estou muito decepcionado com a forma ignóbil como estou a ser tratado...

Quando é que quer que eu largue isto?

- Já disse tudo… já? Desabafe à vontade… Eu sei que não me tenho portado muito bem consigo… Admito…

Mas agora é diferente… venho anunciar-lhe a sua efectiva nomeação para presidente da Fundação Mata do Bussaco…

- Ó senhor ministro do Ambiente, por favor não brinque mais comigo… Está em causa a minha dignidade. O senhor gostava que fizessem o mesmo consigo? Gostava?

Primeiro, fui anunciado como elegível para o cargo, depois foi-me dito que já não seria por razões não apontadas, e agora vem o senhor com falinhas mansas a dizer o mesmo e o seu contrário?… Parece-me que há aqui teses conspiratórias… ninguém me tira isso da cabeça… E será com facadinhas nas costas dos meus correlegionários...

- Acalme-se, professor… Muita calma nesta hora, camarada. Desta vez é mesmo a sério…

- Não sei se acredite em si… mas também não quero saber… a minha mala está sempre pronta!


Sem comentários: