domingo, 22 de novembro de 2020

NOTÍCIAS DE BARRÔ

 




NOTÍCIAS DE BARRÔ


Junto à capela do mártir São Sebastião, no átrio, durante a manhã de hoje, pela primeira vez em séculos de história, foi erguido um pinheiro de cerca de seis metros alusivo ao Natal e a toda a quadra encantada que se aproxima velozmente.

O esforço físico foi desencadeado por um grupo de moradores que residem em torno do Largo da Capela. Respectivamente, a doação, o corte e transporte da árvore coube ao Luís Santos, Sérgio Saldanha e Álvaro Pedro. Colocar o pinheiro na vertical e garantir a sua segurança esteve a cargo do Luís Quintans e restantes companheiros de jornada. A feitura de flores e laços, como nunca se viu em Barrô, teve por incumbência a Ana Maria Torres. A decoração esteve à responsabilidade das senhoras Ana Torres, Susana Valente, Madalena Quintans e Marisa Saldanha.

Durante cerca de quatro horas, foi interessante ver o entusiasmo como todos, desinteressadamente, se entregaram à tarefa de erguer um símbolo da paz, como é o pinheiro de Natal.

Em conversa com a líder da comissão zeladora, Edite Pedro, ficou combinado que, “uma vez que ainda não se sabia nem quando, nem se haveria presépio este ano”, a iluminação da árvore aguardaria até ao final deste mês de Novembro. No caso de se fazer a alegoria ao Menino Jesus, como habitualmente no pátio do templo, fazia todo o sentido iluminar tudo ao mesmo tempo, incluindo a ermida.

Em nome da povoação, no seu todo e sem excluir alguém que seja, se posso escrever assim, fica o agradecimento. Espera-se que este singelo acto sirva para unir e, sobretudo, nesta época tão acinzentada e sem cor nas emoções, fazer acender a vela da paz, da boa disposição e da esperança. Parafraseando a frase agregadora: “Tudo vai ficar bem”.


REGRESSOU O ABRANTES


Depois de cerca de um mês ausente por terras do centro da Europa, mais especificamente o Luxemburgo, regressou a terras barrosenses o nosso estimado confrade José Abrantes e esposa Irene.

Sempre com o sorriso colado no rosto, simpatia e boa-vontade na colaboração, o “Zé” é um exemplo para todos os habitantes de Barrô, sempre tão ensimesmados, de rosto fechado, com preocupação que extravasa negativamente em redor. A nossa aldeia, para a retirar do mutismo em que se encontra, precisa de embaixadores do sorriso como é o caso do Abrantes.

Por falar nisto, na empatia que podemos gerar nos outros, você, leitor, já trocou hoje umas palavras com o seu vizinho, remetendo-lhe um sorriso?


O DEPÓSITO FOI REMENDADO


Em Setembro, último, dei aqui nota de uma comunicação remetida ao executivo da Junta de Freguesia de Luso a dar conta de uma fuga de água no depósito que, através de furo artesiano, abastece o Lavadouro comunitário.

Com apreço, posteriormente, tivemos o privilégio de ser contactados por Claudemiro Semedo, presidente da Junta de Freguesia, dizendo que tinha tomado em boa nota a informação e que já tinha contactado o empreiteiro para efectuar a devida reparação.

Após algum tempo de espera, o que se compreende, foi esta semana reparada a anomalia. Pela palavra dada e cumprimento da mesma, Barrô agradece.


Sem comentários: