quarta-feira, 9 de maio de 2018

BAIXA: CRÓNICA DA SEMANA PASSADA





TRANSFERÊNCIAS

Nas antigas instalações do Eldorado, na Rua Adelino Veiga, a firma Tecidos de Coimbra, L.ª abriu na segunda-feira da semana passada mais um extraordinário ponto de venda de pronto-a-vestir e artigos para o lar. Numa mudança muito feliz, a popular marca da Baixa de Coimbra encerrou a loja que detinha na Avenida Fernão de Magalhães, em frente à Escola de São Bartolomeu, e passou então para a rua do poeta Adelino Veiga. Lembro que a sede é na Rua das Padeiras onde detém duas lojas. Se um encerramento pode apagar completamente uma artéria, pelo contrário, uma abertura pode constituir uma nova luz na recuperação comercial da esperança perdida. E é mesmo o caso!

No antigo espaço da sapataria Veludo Carmim, no gaveto que dá para o Largo da Freiria e com frente para as Ruas Eduardo Coelho e das Padeiras, abriu a semana passada a “Love Croft - Prendas Perfeitas”, um novo estabelecimento dedicado a flores e artigos dedicados a celebrações de baptismo e casamento.
Já com muitas provas dadas na arte de negociar e a contribuir para a felicidade individual ou de grupo -esta marca estava há muitos anos na Rua das Padeiras, a cerca de cinquenta metros de distância-, este novo ponto de intensa luz veio enriquecer em muito toda a área em redor. Lindo de se ver! O Largo da Freiria e toda a zona envolvente ganharam uma nova vida. Fantástico!

MUDANÇA DE CAPITÃO


Depois de dois meses em obras de remodelação, reabriu há dias o restaurante Praça Velha, na Praça do Comércio, com novo visual mais fresco e nova gerência. Com a boa cozinha que o anterior dono, Joaquim Rodrigues, nos habituou, cabe aos novos adquirentes, de nacionalidade oriental, continuar o mesmo trabalho. Pelo pouco que conhecemos, sabemos que estes novos empreendedores, com outro restaurante para os lados de Pombal, experiência não lhes falta e tratam a culinária por tu.
Por uma vista sumária na ementa ficámos a saber que novos pratos de culinária portuguesa, como cabrito, por exemplo, foram acrescentados para uma maior escolha. Para além disso, a carta oferece também um menu japonês.
Para nos receber com a mesma simpatia de sempre, podemos contar com a boa recepção de alguns funcionários já nossos conhecidos do tempo de Joaquim Rodrigues.
Muita felicidade é o que desejamos a estes novos empresários que escolheram a Baixa da cidade.

ENCERRAMENTOS

Fechou a semana passada a loja Euromanias, na Rua da Louça e com frente para a Rua do Corvo. De salientar que esta marca detém outro estabelecimento de artigos similares na Rua da Gala.
Pelo que sabemos, este estabelecimento, amplo e com muita luz para as duas artérias, já está arrendado para um comerciante a laborar nas proximidades.


Depois de dez anos em actividade na área do pronto-a-vestir, fechou na semana passada a loja de roupas Augusto Neves, na Rua da Sofia. Nos vidros pode ler-se o contacto telefónico para trespasse do estabelecimento. Ao que parece, por contrato bilateral, este agora cedente de origem chinesa terá pago trespasse ao proprietário e com a promessa de a renda -alegadamente na casa dos 400 euros- se manter em caso de transmissão. Esta circunstância, tendo em conta que estão na forja novas alterações ao arrendamento, pode perfeitamente servir para caso de estudo.
Nestes últimos quatro meses encerraram 16 lojas na Baixa de Coimbra. Em Janeiro 6; em Março 7; em Abril 3.

ENCERRAMENTO/TRANSFERÊNCIA

Na semana passada, encerrou a loja das Decorações de Coimbra na Rua da Louça.
As Decorações de Coimbra, com cortinados e artigos para o lar, fez parte da nossa família comercial durante trinta anos. Em final dos anos de 1980 ocupou o espaço, até aí, das “Ferragens Rainho”.
No vidro da montra pode ler-se que os serviços desta reputada firma, que fechou na Baixa, vão continuar ao serviço dos seus imensos clientes em Santa Clara, junto ao Lidle.

Sem comentários: