quinta-feira, 5 de abril de 2018

BAIXA: FOGO NO CAFÉ NICOLA










Cerca das 07h00, deflagrou um incêndio no terceiro andar do prédio ocupado pelo café Nicola, na Rua Ferreira Borges.
Embora as informações sejam escassas, tudo indica que os funcionários estariam a trabalhar na confecção de pastelaria e um forno, incendiando-se primeiro, teria alastrado o fogo ao tecto e à cobertura de madeira e telhas. Não houve feridos a lamentar.
Como é normal nestas infelizes situações, uma vez que a água se infiltra por entre os pisos e danifica tudo à sua passagem, o popular café ficará debilitado durante alguns dias. Os prejuízos, ainda não contabilizados serão de grande monta. O proprietário, visivelmente emocionado, sem dar informações, mostrava o seu desalento perante a desgraça que lhe coube em sorte.
À hora a que escrevemos, 08h00, o cheiro a queimado é intenso e espalha-se por todo o centro histórico.
São acidentes que a qualquer momento podem acontecer -lembramos que há cerca de quinze dias também aconteceu outro incêndio ocasional bem perto de nós, na loja Coisas Antigas, na Avenida Sá da Bandeira. Se é certo que ninguém está preparado para uma calamidade fortuita, o problema é que, sobretudo nesta parte da cidade, o tecido empresarial está muito debilitado economicamente. Ora uma desgraça assim, sobretudo numa altura destas, manda qualquer um para uma situação material e psicológica de incalculável sofrimento. Só quem sente poderá descrever a dor.

BOCAGE VALEU NA AFLIÇÃO?

Dentro do tremendo azar, apesar de tudo, a ventura não abandonou o Nicola. Porque alegadamente não teria sofrido danos de monta no rés-do-chão -ou Bocage, além-túmulo, teria intercedido com o velho aforismo de que o “não se abate o Nicola nem que se dispare uma pistola”- o histórico café está em funcionamento para receber os seus clientes e curiosos. É uma boa altura para, com uma palavra de solidariedade ao proprietário, se lá ir tomar um café e comer um pastel de Tentúgal.












Sem comentários: