quinta-feira, 18 de julho de 2013

UM ANJO SUPER-TALENTOSO A TOCAR VIOLINO


 Quem passou durante a manhã na Rua Visconde da Luz, em frente às Escadas de São Tiago, certamente terá ficado surpreendido com a mestria de um miúdo a tocar violino. Trata-se de Fernando Pereira Meireles, de 6 anos de idade, e é filho de dois reconhecidos músicos talentosos. O pai, Fernando Meireles, conhecido –e infelizmente pouco reconhecido por quem tem obrigação de o fazer- instrumentista na cidade pela sua participação no seu grupo “Os Realejo” e ainda mais como único construtor de sanfonas. No entanto, o Meireles, para além de investigador e executante autodidacta, é um criador de qualquer instrumento acústico que emita sons. Para além da sanfona, constrói violinos, guitarras portuguesas, bandolins, concertinas e violas toeiras. A talhe de foice, há muito tempo que batalha para que as autoridades locais, da cidade, lhe dêem atenção no sentido de ser criada uma escola de instrumentos musicais e, mesmo sabendo-se que é o único a recriar a sanfona, instrumento do século XVII, é preciso aproveitar o seu saber, nada acontece.
O Fernando Meireles pequenino, o anjo de que comecei por falar, é também filho da Patrícia, uma exímia acordeonista e que em 2008-2009 nos presenteou com a sua música nas Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz. Nessa altura escrevi vários textos no blogue a chamar a atenção para o seu valor de instrumentista. Pelas suas parecenças físicas com a diva francesa, batizei-a como a Edith Piaf da Calçada. Fruto de uma ligação com Meireles viria a nascer este anjo sobredotado para a música. Vamos ouvir o Fernando (pai): “nunca tive televisão em casa. Mas cedo me apercebi que o meu filho adorava vídeos de música e decorava facilmente as melodias. Há um ano atrás, juntamente com o Manuel Rocha (director do Conservatório de Música de Coimbra), começámos a espevitá-lo para o violino. Aprendeu rapidamente e até a ler a pauta sozinho. Ele é um super-talento. Toca tudo de ouvido. Neste momento, e depois de um ano de execução, toca cerca de 200 músicas. Ora ouve esta do Rieding (compositor alemão Oskar Rieding). Toca aí, filho!” 
E o anjo, de olhos azuis e cabelos louros, como se balouçasse numa nuvem e levitasse desta terra carregada de preocupações, tocou e encantou quem por ali passou.

2 comentários:

Conversas... disse...

Olhe a jeito do facebook gostei!
vou partilhar no meu Grupo de Bandolins! Bom fim de semana!

Anónimo disse...

Um amigo meu fez esse curso e disse que é muito bom , gostaria de saber a opnião de um profissional http://www.bit.ly/aprenderviolino