sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

UM COMENTÁRIO RECEBIDO E UMA RESPOSTA...

(Imagem de Leonardo Braga Pinheiro)


Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "NORBERTO PIRES INCOMODA A INÉRCIA DO PSD?":


O que fez o Barbosa de Melo pela Baixa, em particular, e pela cidade, além de ter deixado um "lastro de simpatia", seja lá o que isso for?



*******************************************


RESPOSTA DO EDITOR


Meu caro anónimo, começo por lhe desejar um Bom Ano e, para além de formular votos de boa sorte, que lhe dê mais coragem para dar a cara em futuros comentários.
Em seguida, por que não quero que lhe falte nada, sobretudo informação para o ajudar a perceber um ou outro post mais complicado que eu escreva aqui, inicio com a consulta do Dicionário Priberam:

Sinónimos de Lastro: “base em que se afirma alguma coisa”, “tudo o que faz aguentar o peso”.
Agora vamos a simpatia: “sentimento de atracção moral que duas pessoas sentem uma pela outra”, “tendência natural para uma coisa”.

Estes foram os substantivos e adjectivos que empreguei para classificar João Paulo Barbosa de Melo

AGORA VAMOS AOS ANTÓNIMOS:

(contrário de) Lastro: movediço, inseguro.
(contrário de) Simpatia: “desinteligência, incompatibilidade, quezília, inimizade, implicância, embirração, animosidade”.
Embora não exactamente mas com o mesmo significado: “crispação, enrugamento, estado de tensão, de irritação ou agressividade”.

Quer exemplos de antigos e actuais autarcas que praticaram e praticam este (mau) modo de fazer política e interagindo assim (pela negativa) com os munícipes?

-Carlos Encarnação, ex-presidente da Câmara Municipal de Coimbra;
-Manuel Machado, actual ocupante da cadeira presidencial da edilidade.

Espero que fique satisfeito com a explicação fornecida, meu estimado anónimo. Em acaso de dúvida não hesite em consultar-me. Os amigos são para as ocasiões. Homessa!

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito didático, obrigado, sr. Luis. Mas o que eu perguntava é o que o Barbosa de Melo fez em especial pela Baixa e em geral pela cidade, com simpatia ou sem ela. Não sei, pergunto.
Quanto a dar a cara, quer uma fotografia minha e a morada? É preciso isto e talvez um certificado de idoneidade da junta de freguesia, para aqui publicar comentários em que apenas discordo de si? Sim, as coisas que eu aqui digo são tão terríveis e injuriosos que tenho de me esconder atrás do anónimato, inventando um nome.

António.