quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

JORNALISMO DE CASERNA

Resultado de imagem para tvi jornal da uma






Hoje, à hora do almoço, a TVI, no Jornal da Uma, apresentou uma reportagem sobre um “estudo” baseado no facto de os portugueses estarem a gastar mais. Foi dito que, em média por pessoa, vão gastar 370 euros em compras de Natal.
Abriu assim pela pivot: “os centros comerciais enchem-se de pessoas à procura das últimas compras de Natal e muitos admitem que não olham a gastos para agradar aos mais próximos”. Durante cerca de dois minutos, passados unicamente no Fórum Algarve, foram entrevistados funcionários e vários consumidores em trânsito na grande área comercial do sul e incluindo o seu director-geral.
Talvez para mostrar os raios de sol através da peneira, vieram a Coimbra, à Rua Ferreira Borges. Com os mesmos minutos da reportagem do shopping, com a jornalista a conversar com o dono da loja, foi utilizado todo o tempo a mostrar o interior de um estabelecimento de artesanato, barros e cortiça. Com o comerciante conimbricense a afirmar que estava a vender mais, a jornalista abriu assim: “os comerciantes são os próprios que nos contam que há muitas pessoas na Baixa”. E finalizou assim: “São então boas notícias dadas pelos comerciantes da Baixa de Coimbra. As pessoas começam a preferir mais o comércio tradicional e também a comprar mais.”
A pivot, em Lisboa, rematou assim: “Ana Bartolomeu Simões a deixar aqui o registo de que as coisas estão a correr bem no comércio tradicional, pelo menos, na Baixa de Coimbra.”

Perguntas:

-Falando unicamente com um comerciante pode a jornalista afirmar que “são então boas notícias dadas pelos comerciantes da Baixa de Coimbra”?

-Estando no interior de um estabelecimento de artesanato, de barros e cortiça, pode-se chamar a este negócio a representação do comércio tradicional?
-Falando unicamente com uma pessoa, pode afirmar-se que “as pessoas começam a preferir mais o comércio tradicional e também a comprar mais?
-Entrando apenas numa loja e entrevistando apenas um lojista, pode afirmar-se em directo quesão então boas notícias dadas pelos comerciantes da Baixa de Coimbra”?

1 comentário:

Anónimo disse...

Luis já reparou? NÚMERO TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA
Sparkline 994,832,está quase a ser um blogue «milionário»!
Parabéns,abraço,Marco