quinta-feira, 7 de janeiro de 2016




SuperFebras deixou um novo comentário na sua mensagem "FELIZ NATAL":


Amigo:

Havia Natais tais que ainda hoje se me alargam as narinas, arrebitam as papilas gustativas e me pára o cérebro no presente para que as imagens destas quadras natalícias do nosso passado comum (pois nestas coisas seria muito semelhante) possam ser revividas como se em opiática alucinação me encontrasse. Oh que rico o cheiro à abóbora e à canela, ao pinhão que torra no forno-a-lenha exposto na côdea das broas-doces... Oh, ao doce aroma do esturrar do açúcar nos pratos de leite-creme, com espátula férrea em brasa, purificando os ares das recentemente caiadas cozinhas como se estivessem a ser catarticamente preparadas, tal altar-mor, por arquimandrita queimando incenso, purificado. Até o borralho tinha mais luz, desinfectado pela cal parecia convidar à descida do Menino que noite fora depositava nos recosidos de meias-solas sapatinhos prendas pobres que alegravam quem os calçava e nos envernizados sapatos de luva à estreia prendas ricas que, imagino eu, nunca saciava nem jamais fartava quem sôfrego já nasceu.
Como era doce o rapar do tacho depois de despejado o fumegante arroz-doce coimbrão nas tão antigas, à mão pintadas, travessas dos "Berardos" mas que espelhavam como novas pois passavam a maioria dos dias na agora vazia, quase parecendo inútil cristaleira-da-sala invejosa por ver inchada com suplementar tampo a mesa de centro, adornada de alvo pano de linho trabalhado e recheada de guloseimas a maioria das quais só reaparecia, como que por magia, uma vez ao ano.
Sim caro amigo, quando a saudade bate à porta, especialmente quando para matar essa por vezes "maldita amaldiçoada maldição" é necessário galgar seis mil quilómetros, todos os sentidos são necessários . São viagens subconscientes mas que no subcutâneo são tão reais que ressurjo ora chorando ora rindo e por vezes chorando e rindo, chegando até a sentir medo quando me apercebo da profundeza do lugar a que me transporto completamente desligado da realidade.
O Natal é sempre razão de mais saudade. Mas não mal me interprete, eu sei que gula também é pecado. Os cheiros e sabores das delícias de Natal são só importantes porque fazem parte do valor humano, das visões que em mim guardo a cadeado em lugar incerto. Incerto pois não sei verdadeiramente se é no cérebro ou na alma que estão arquivados. Só sei que, aquilo e aqueles que me são queridos, os sinto no coração e as dores de tão afastado estar e dos maus momentos de um passado de violência sofrida parecem apertar-me as entranhas do ventre. No Natal, ao relembrar a confecção das iguarias, ouço o gargalhar, as histórias, os conselhos da cozinheira mais velha, o ameaçar das mulheres quando nos aproximávamos dos pratos já enfeitados e apercebo-me da entre-ajuda, da servidão, da razão que nos leva a trabalhar para a família, para a comunidade enfim para o bem da humanidade.
Amigo, vossemecê tem toda a razão! Bem pode esperar sentado quem pensar que o Natal está nos presentes doados ou recebidos.
O Natal para acontecer, não precisa de presentes. Precisa sim de presença. Presença humana pró humanidade. Presença pro bono.

Permita-me hoje que lhe mande, com desejos de um ano novo pleno de saúde, felicidade e justiça, um abraço de Natal não só como se dá a um grande amigo mas também com a fraternidade de irmão. Afinal respirámos pela primeira vez o mesmo ar e que sopra do mesmo mar, esse que nos separa, banharam-nos pela primeira vez com água que foi atirada ao mesmo poético rio e agasalhou-nos a mesma mãe com farrapos, restos de capas centenárias, a cidade de Coimbra.

Álvaro José da Silva Pratas Leitão
Bradford – Ontário
Canadá

(As minhas desculpas ao amigo Álvaro José pelo atraso desta publicação em primeiríssima página. Por lapso, ficou esquecido e só agora fui dar com este bonito texto no meu e-mail)

Sem comentários: