terça-feira, 12 de novembro de 2019

RTP: ONTEM VI, OUVI E PENSEI…





Ontem, em mais um programa do Prós e Contras, na RTP1, brilhantemente moderado por Fátima Campos Ferreira, passou uma acesa discussão em torno do lítio e na pergunta -que ficou sem resposta -: o minério extraído da terra, depois de depurado, é suficiente valioso para sacrificar várias comunidades?
Uma verdade constatei: João Galamba, o secretário de Estado Adjunto e da Energia, foi uma verdadeira decepção, quer na explicação do processo de concessão em Montalegre, assinado no tempo de Passos Coelho, quer nas licenças que vierem a ser atribuídas. E, a meu ver, perdeu completamente o debate quando o presidente da Câmara Municipal de Boticas o desafiou a dizer aos presentes se estava na disposição de suspender o processo caso o Estudo de Impacte Ambiental fosse chumbado e o processo corresse mal. Galamba, em vez de dar a sua palavra de honra de que mandaria suspender, escondeu-se atrás de um titubear que vai condenar para sempre o seu futuro nos governos do Partido Socialista e, quem sabe, como candidato a futuro líder.
Tive ocasião de, em 2015, assistir a um debate onde o agora secretário de Estado esteve presente. Pela forma fluente como argumentava e defendia os seus pontos de vista, cheguei a escrever que Galamba iria longe na hierarquia socialista.
Ontem, sem rasgos de guerreiro, demasiado passivo e preso a velhos conceitos estafados, fiquei com a certeza de que este é o homem errado num lugar que deveria primar pela clareza e responsabilidade nacional.

Sem comentários: