quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

JOSÉ AFONSO FALECEU HÁ 30 ANOS – A CARTA




José Afonso, o “Zeca” como era carinhosamente tratado, faleceu há 30 anos. O autor de Grândola Vila Morena, Os Vampiros, e outras tantas composições que, para além de perpetuarem o seu génio artístico e histórico, continuam sempre actuais. Viveu em Coimbra uma boa parte da sua vida numa casa, assinalada com placa de azulejos, no Largo da Sé Velha.
Chegou-me há dias às mãos um “aerogram”, com data de 14/10/1973, que fala dele. A escassos seis meses da Revolução de Abril achei interessante a cultura política deste exilado, sobretudo a informação de quem estava fora do país, na Dinamarca, mas que sabia o que se passava cá dentro. Vou transcrever este documento:

14/10/73 Helisvaengzt
Fruens Boge
DANMARK

Caro Gil
Então como é que vai essa merda por aí? Tudo porreiro? Já começaste a trepar as Monumentais (Escadas) todos os dias? E quanto às eleições? Eu ando informado através da “República” (jornal já desaparecido), que chega aqui à malta portuguesa, que isso aí está mesmo mau. Bem, tu depois me dirás qualquer coisa. Eu já tenho a tua morada, por isso te escrevo directamente para tua casa.
Tu como és um gajo porreiro em certos aspectos, por isso conto contigo para que me possas informar do que vai acontecendo aí em baixo. Panfletos e merdas semelhantes que sejam difundidos aí por baixo conto contigo para que mos envies. Só terás a acrescentar a despesa que fizeste e eu mando-te a guita. Livros, revistas e coisas de interesse conto também contigo para me trazeres informado. Eu já fiz o mesmo pedido ao Paulo, não bem o mesmo, mas quase. Para já envio-te a minha direcção para que possa ter notícias tuas. Aí vai:

Alberto Pinto
Heliosvaengzt, 36 II
5.250 Fruens Boge DANMARK

Passas esta direcção ao Paulo e somente a quem tenha necessidade dela, ok? Se quiseres vir até cá numas férias era bem melhor. Isto aqui é bestial, em todos os aspectos a não ser que agora a temperatura anda pelos 4 graus de dia. A malta aqui está bestial. Temos um apartamento cada um, todo mobilado com tudo o que é necessário. Temos dinheiro que dá para viver, para estoirar e juntar para qualquer merda. Eu recebi 2.000$00 (10 euros hoje) para roupas quando aqui cheguei (Odense), depois de ter o asilo. E vão-me dar mais 1.000 e tal escudos, isto é, 300 Coroas para comprar mais roupa.
Enfim, gosto...
Eu gramava cá ter umas gravações do Zeca Afonso e por isso ponho a hipótese de tu me poderes arranjar quem mas grave, isto é, o serviço ou outro gajo qualquer. Queria que elas fossem gravadas em estereo, se possível. Para já ainda nada. Espero primeiro por uma carta tua em que tu dirás as possibilidades que tens para isso. Dinheiro não é problema, pois eu envio-to logo de seguida em coroas e tu troca-lo e ficas com o resto para selos e para ires mandando umas quantas notícias.
Fico à espera de carta tua e do Paulo, ok? Pergunta ao Paulo se ele não quer vir cá passar as férias do Natal?
Temos possibilidade de dar alojamento, a ti ou ao Paulo ou a um gajo amigo, se ele quiser vir por aí.
Bem pá, por hoje é tudo. Felicidades para ti e cumprimentos ao teu mano e à malta.
Farvel = Adeus. Estou sempre ao dispor.
Alberto Pinto”

Sem comentários: