sexta-feira, 4 de abril de 2014

ENCERROU A SAPATARIA TRINITÁ



Há três dias que a sapataria Trinitá, na Rua Eduardo Coelho, se mantém de portas ferradas. Embora tenha feito vários telefonemas para o senhor Quirino, um estimado vizinho e reconhecido por todos, não tem sido possível chegar ao seu contacto para saber o que aconteceu. Por aqui, nos becos e ruelas, as perguntas, misturadas com respostas, repetem-se à exaustão: “o que aconteceu ao Quirino? É verdade que encerrou de vez? Nem é admirar, as coisas estão tão más!”
A sapataria Trinitá abriu portas, salvo erro, em 1970. Até aí todo o espaço que tem ocupado até agora estava destinado a duas pequenas lojas. Do lado da Rua Eduardo Coelho, era a Casa das Amêndoas e do lado da Rua das Padeiras era uma velhinha sapataria. Nessa altura, o senhor Quirino foi empregado em várias sapatarias, na Baixa, de grande nome, como a Elegante por exemplo. Veio então a estabelecer-se por conta própria, agregando os dois comércios, e fazendo uma belíssima sapataria que muito contribuiu para a revitalização desta zona comercial. Para que se saiba, e para que muitos mais não escorreguem na mesma armadilha, foram os compromissos assumidos com o Procom, Programa de incentivos ao comércio, em 1999, que ajudou a mandar este reputado estabelecimento para o charco. Escrevo isto porque as ciladas com novos programas de ajuda à modernização do comércio continuam. “Façam obras! Modernizem-se! Mudem tudo!”, parecem dizer os governantes. Mas ninguém, a começar pelos edis locais, se preocupa com a desertificação e a capitulação dos Centros Históricos. Que interessa ter boas lojas renovadas se não há pessoas? Foi isto mesmo que arrumou a sapataria Trinitá. É isto mesmo, a desertificação acelerada, que está a matar a Baixa de Coimbra diariamente. Só os cegos podem dizer que não vêem. Está à vista de todos!
Foi o desleixo, a falta de política para a cidade que enterrou esta loja e muitas outras que se foram e outras que irão. Foi apenas e só! Os governos dos últimos 20 anos e acompanhados pelos presidentes das autarquias locais são os coveiros das cidades. Que a terra lhes seja leve pelas tragédias familiares que causaram a milhares de famílias portuguesas. Só gentalha sem vergonha, que apenas busca o voto e o tacho, sem consciência social, pode continuar a olhar sem sofrimento o que se está a passar nesta Baixa de Coimbra.
Durante mais de quarenta anos este estabelecimento serviu a Baixa, a cidade, o País e o Mundo. O senhor Quirino tem mais de oitenta anos e passou toda a sua vida de trabalho agarrado ao balcão. No mínimo podemos interrogar: é justo acabar assim? É óbvio que não! Mas claro que ninguém se importa. É apenas mais um que se vai. Solidariedade, em caridade por quem está pior do que nós, é sentimento que não existe por aqui. Se ao menos pensássemos que estamos todos inseridos numa roda e mais tarde ou mais cedo vai chegar a nossa vez talvez nos tornássemos mais humanitários perante a dor de quem parte. Estou fartíssimo de escrever isto mesmo. Vale alguma coisa? Nada! Cada um, olhando para o seu umbigo, somente está preocupado consigo mesmo. Como é que fica o proprietário desta loja? Alguém se questiona? Enfim! É muito triste um estabelecimento cerrar portas assim, desta maneira. É um grande sopapo! Um homem, que lutou a vida inteira, ser obrigado, por esta conjuntura económica, de capital selvagem, que tudo tritura, tudo esmaga sem qualquer ponta de sensibilidade, a sair assim. Nem tenho mais palavras!
Depois de conversar hoje com uma fonte que pediu o anonimato e que teria falado com o senhor Quirino, posso afirmar, com tristeza e pesar, que a sapataria Trinitá encerrou. 

Sem comentários: