domingo, 21 de janeiro de 2024

BARRÔ: NOTÍCIAS BREVES

 


* Com a Capela cheiinha até à rua – o que também não é muito difícil já que é pequena -, com início às 15h00 e durante mais de uma hora, o pároco celebrante da missa em honra de São Sebastião entusiasmou-se nos conceitos bíblicos e, com simplicidade e simpatia, com um sermão estruturado em paradigmas do quotidiano, através de um convite à prática da bondade e implementação do perdão, tentou apelar à conversão dos fiéis mais tresmalhados.

Já passava das quatro horas quando os quatro andores, entre eles o do padroeiro, transpuseram o átrio e em direcção ao Largo.

Foi bonito de ver a imagem de São Sebastião, no púlpito do andor todo engalanado com flores naturais de várias cores, ao ombro de quatro voluntários. Deu para perceber que o protector contra a fome e a guerra estava contente. Sem preconceitos, de cabeça erguida, olhos fixos no firmamento, tresandava a orgulho e solenidade.

Abrilhantada por uma mini-banda filarmónica, reunida à pressa, de Vila Nova de Monsarros e, alegadamente, por professores de uma escola de música de Coimbra – que, a propósito, desempenharam muito bem o seu papel artístico -, a Procissão, em passo cadenciado, muito bem dirigida por Edite Pedro, zeladora da Capela, percorreu toda a aldeia.

A fazer relembrar outros tempos de antanho tão presentes na nossa memória, o estralejar constante de foguetes ecoou no Céu que cobre Barrô.

Foi bonita a festa, pá!


* Na última Sexta-feira, António Pita, chefe de Divisão (DAS), engenheiro na Câmara Municipal da Mealhada, acompanhado de um técnico andaram a fazer o levantamento topográfico dos terrenos confinantes à represa pública situada na Ribeira do Salgueiral, junto ao moinho de água, em Barrô.

O objectivo deste estudo orográfico visa complementar a intenção de ali construir uma praia fluvial. Relembro que esta promessa consta do caderno de encargos das propostas eleitorais do Movimento Independente Mais e Melhor, liderado por António Jorge Franco, e que ganhou as eleições autárquicas em 2021.


* Na última Sexta-feira, por iniciativa da Junta de Freguesia de Luso, praticamente todas as ruas e ruelas da aldeia foram varridas, algumas lavadas e noutras foram arrancadas as ervas das bermas. Durante a tarde, um camião cisterna dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, com agulheta de alta-pressão, onde chegaram, deixaram um ar limpo.

Embora parecesse que um ministro viria de visita à povoação neste fim-de-semana, como já adivinhámos, foi por causa da festa religiosa em honra de São Sebastião.

Foi bonito de ver, pá!




Sem comentários: