sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

MARCELO NO CONFESSIONÁRIO DA CIRCULATURA DO CÍRCULO

Resultado de imagem para circulatura do círculo
(Imagem da Web)



No rebuscado programa “Circulatura do Quadrado” - durante vários anos emitido na SIC NOTÍCIAS e agora recuperado pela TVI24 -, ontem assistimos à emissão do novo formato a partir do Palácio de Belém tendo como anfitrião e convidado especial Marcelo Rebelo de Sousa.
Como acto parolesco de utilização de espaço monumental público a favor da publicidade a um canal privado, que só se entende pela necessidade do Presidente da República se “confessar” aos portugueses, Marcelo só foi devidamente questionado por Pacheco Pereira -o único comentador independente sem rabo preso partidário e empresarial no programa de debate nacional.
Se Rebelo de Sousa tinha por pretensão a assunção de responsabilidades no caso Bairro da Jamaica - em que, sem ter primeiro o mesmo procedimento com a PSP, fez uma visita aos problemáticos edifícios de tijolo vivo em Lisboa – por que não se deslocou aos estúdios da TVI, em Queluz de Baixo?
Marcelo ao patrocinar o evento no Palácio de Belém, na sua própria casa, sabia que o contraditório estaria fortemente condicionado, muito inclinado para o seu lado, e a sua actuação política enquanto Presidente da República/versus comentador – que, pela sua incontinência verbal, muito prejudica o Governo e o maior partido da oposição - com assento diário nas televisões, não seria muito dissecada, como assim foi. Salvou a interpelação Pacheco Pereira.
Apesar do seu “paternalismo pátrio” e da sua recorrência à humildade, Marcelo Rebelo de Sousa (pelo menos a mim) não convenceu.

Sem comentários: