sábado, 8 de dezembro de 2018

BAIXA: FURTARAM A PLACA TOPONÍMICA







Nos últimos dias foi furtada uma das placas toponímicas da Travessa da Rua Velha, junto à “Telha Amiga”, um projecto camarário para apoio a idosos que nunca funcionou devidamente.
Num investimento de mais de 400 mil euros alocados pela autarquia para alojar 12 utentes, com inauguração em Abril de 2009, foi, na altura, cedido à Casa de Repouso de Coimbra em regime de exploração, que ali instalou apenas seis pessoas. Este edifício, de traça antiga, com um pórtico do século XVI, com 6 quartos, alguns com casa-de-banho privativa, uma cozinha, um espaço comum de convívio, um escritório e WC’s, tem capacidade para 12 pessoas. Por razões que se desconhecem, há vários anos, do pouco que sabemos, o contrato bilateral entre as duas entidades foi rasgado. Hoje, salvo melhor opinião, poucos saberão para que está a servir o bonito edifício implantado numa zona central e de excelência da Baixa. Qual a sua utilidade, tendo em conta o necessário repovoamento do Centro Histórico? Responda quem souber.
Voltando ao furto da placa toponímica, segundo um morador da zona que não quis ser identificado, “o furto deveria ter ocorrido há poucos dias. É certo que não faz falta -já que esta agora desaparecida, colocada do lado direito, tem outra em frente, na parede do “Telha Amiga” -, mas é preciso chamar a atenção para o roubo. Mas também é preciso alertar que foi furtada porque, por baixo, está uma caixa de derivação da EDP. Bastou alguém subir e, calmamente, desapertar a placa sinaléctica. Ou seja, para não acontecer o mesmo, o melhor é a edilidade não repetir.

Sem comentários: