quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

UMA DÁDIVA SURPREENDENTE





Álvaro José da Silva Pratas Leitão é um leitor assíduo deste blogue. Nascido e criado em Ribeira de Frades, emigrou cedo para terras frias da América do Norte, mais precisamente para Ontário, Canadá.
Com 54 anos e família constituída, a sua ligação umbilical ao solo que o viu nascer é incomensurável. Lá longe, onde o Sol derrete a neve, Álvaro vai lendo tudo o que fala de Coimbra. Neste blogue e noutros, como sequioso em busca de uma gota de água que refresque o seu desejo, absorve tudo o que lhe recorde e leve à lembrança a aldeia grande que é a cidade dos estudantes. Para aliviar a saudade, dividindo o corpo lá e alma cá, num eterno retorno às origens, um dia vai regressar ao lugar que o viu nascer. Sabe que a imagem que armazena na sua mente desapareceu e não corresponde aos nossos dias quando, há cerca de 30 anos, as pessoas para caminharem nas ruas da Baixa se acotevelavam e tocavam ombro-no-ombro.
Foi assim que tomou conta da iniciativa de juntar amigos no restaurante Paço do Conde, mais logo, para ajudar o Paulo Simões. Mas, para lição de muitos e daqueles que a quiserem tomar, o meu desconhecido amigo Pratas telefonou-me hoje para me dizer que quer contribuir com 100,00 euros para tornar o Natal melhor a este ex-comerciante agora caído em desgraça. Sublinha, “esta minha singela contribuição é em nome do povo da Ribeira de Frades. É pelas gentes desta aldeia, pelos princípios que me incutiu, que faço o que devo. Foi o povo humilde desta terra vizinha de Coimbra que me ensinou a ser generoso. Só peço a Deus que o Paulo Simões, um dia, não tenha de fazer o mesmo por mim. Dentro das suas possibilidades, um feliz Natal, senhor Paulo!”
Em nome do Paulo, em nome de tantos outros comerciantes caídos nas malhas da indigência por factores alheios à sua vontade, o nosso bem-haja, senhor Álvaro José!


Sem comentários: