terça-feira, 3 de outubro de 2023

BARRÔ: UM DOS NOSSOS PARTIU PARA A ETERNIDADE

 



Faleceu o Joaquim Soares Ferreira Ruas, de 82 anos, reconhecido cidadão e respeitado morador em Barrô onde viu a luz pela primeira vez e viveu a sua longa vida de trabalho, gerando e desenvolvendo a sua família.

Nasceu em 1940, tempos extremamente difíceis, em plena Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que empobreceram e afectaram toda a Europa e muito particularmente as muitas aldeias pobres portuguesas como Barrô, com a fome a estender o seu longo manto de miséria social – quando ainda entre nós, para espelhar as dificuldades da época, contava o meu pai que uma sardinha era dividida por três. E trago à liça este percurso existencial para mostrar que esta conturbada década de 40, apesar das enormíssimas dificuldades, produziu homens obreiros de barba rija, valentes, confiáveis e de compromisso, deixando um legado incomensurável aos mais novos. Como foi o caso do nosso amigo “Jaquim”, como era carinhosamente tratado pelos demais, entre muitos que já nos deixaram e outros que, apesar da idade, continuam a dar no duro nos campos da nossa aldeia.

Para a sua esposa Maria de Lurdes, para os seus filhos e netos e demais família, em nome dos habitantes de Barrô, se posso escrever assim, os nossos sentidos pêsames.

A cargo da Funerária da Carreira, Unipessoal, L.ª, as exéquias terão lugar amanhã, Quarta-feira, pelas 14h30, na Igreja Paroquial de Luso. Finda a cerimónia, o féretro seguirá para o Cemitério local, de Luso Além.

Descansa em paz Joaquim Ruas.



Sem comentários: