terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

BAIXA: FALECEU O MOURA, O DECANO DOS GRAVADORES







Pelo anúncio necrológico colado em várias esquinas do Centro Histórico, ficámos a saber que faleceu o António da Costa Moura, com 92 anos, nosso estimado amigo, colega e precursor da arte de gravação.
Durante cerca de meio-século com oficina na Rua Ferreira Borges, número 162, quarto-andar, foi talvez o decano do registo manual e digitalizado em carimbos, placas em acrílico e noutros materiais onde era preciso firmar o logótipo comercial e outras memórias do tempo. Felizmente deixou familiares que aprenderam e seguem fielmente o seu elevado saber de conhecimento artístico, mais concretamente na Rua da Gala.
Há várias décadas que conhecia o nosso considerado amigo. Alto, esguio, olhar perscrutador, agilidade vincada num passo apressado, o senhor Moura, em metáfora, fazia lembrar aquelas árvores altaneiras que na floresta, pelo carisma personalista, parecem eternas, identificam as congéneres e marcam tudo em redor.
Há cerca de seis anos, já com 87 anos, entre o mecânico e o digital, num caos organizado, fui encontrá-lo no velho sótão oficinal a desenvolver a sua actividade de gravador como se aparentasse metade da idade que marcava, de facto, no Bilhete de Identidade. Quando lhe perguntei o segredo da sua longevidade laboral, respondeu assim: É muito simples, tenho algum cuidado a comer; bebo só às refeições e sem exagerar –bebidas brancas não entram no cardápio; para chegar à oficina e voltar, todos os dias subo e desço estes cerca de 170 degraus. Para além disso, todos os domingos faço uma hora de bicicleta. Ainda agora fui ao médico mostrar análises e exames gerais e estavam todos muito bons. Não há milagres, meu caro! Você chegou aqui, depois de subir os 83 degraus, mais cansado do que eu! Olhando a sua barriga, dá para ver que se perde nos petiscos. Faça desporto, homem! Cuide-se, pela sua saúde!
À família enlutada, em meu nome pessoal e da Baixa, se posso escrever assim, os nossos sentidos pêsames. Descanse em Paz! Até sempre, senhor Moura.

2 comentários:

Escolinha Fonte da Moura - 3º B disse...

Muito obrigada pela sua atenção e carinho, Sr. Luís. Este grande homem,trabalhador e sempre com boa disposição, marcou uma cidade e muitos corações! Bem-haja! Beijinho apertadinho

Escolinha Fonte da Moura - 3º B disse...

Muito, muito obrigada, Sr. Luis!!!