sábado, 3 de agosto de 2019

“ZÉ NETO” FECHA PARA DAR LUGAR A UM ALOJAMENTO LOCAL”






Segundo noticia publicada hoje no Diário as Beiras e assinada pela jornalista Patrícia Cruz Almeida, o popular “Zé Neto”, um restaurante com cerca de seis décadas na Rua das Azeiteiras, encerrou hoje definitivamente -pelo menos naquele local. Segundo informações recolhidas na vizinhança, existe ainda a possibilidade de uma sua funcionária poder fazer uso da marca “Zé Neto” nas proximidades, não muito longe do agora encerrado.
Citando o Diário as Beiras, “o prédio localizado no número 10 da Rua das Azeiteiras e pertencente à família que explora o estabelecimento, foi vendido para dar lugar a um espaço de alojamento local”. O que quer dizer que foi uma escolha natural dos herdeiros de José Neto, o reconhecido hoteleiro que durante largos anos dignificou a Baixa e faleceu em Maio de 2017.
Se por um lado é um farol gastronómico que se apaga, por outro, não será de estranhar esta acertada opção de venda. Sem qualquer intervenção das entidades responsáveis, o Centro Histórico está a ficar com excesso de casas de hotelaria. Bem sabemos que, por estarmos numa economia de mercado aberto pouco se pode fazer. Ou seja, o rastreio entre as que persistem e as que desaparecem tem de ser feito pela oferta e procura. Mas, em boa verdade, pelo excesso de oferta, adivinham-se tempos difíceis para a hotelaria.
Se posso escrever assim, sempre que um determinado ramo está na moda e se apresenta lucrativo, como é o caso do alojamento local, todos correm para o mesmo lado, como se não houvesse amanhã, nem outras actividades originais.
Voltando ao restaurante “Zé Neto”, se abrir noutro local lá estaremos para brindar à boa sorte. Se tal não acontecer, e mesmo que a marca se acabe, já deu muito à colectividade.

Sem comentários: