segunda-feira, 10 de setembro de 2018

PARA LER COM ATENÇÃO

Médico alerta:


MÉDICO ALERTA: "VALORIZAR OS SINAIS DE SOFRIMENTO PSICOLÓGICO É O PRIMEIRO PASSO PARA EVITAR O SUICÍDIO"



A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio: esta é a estimativa que a Organização Mundial de Saúde (OMS) faz para uma realidade que, só em 2017, vitimou mais de 1000 pessoas em Portugal. Hoje assinala-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
Embora possa afetar todo o tipo de pessoas, o suicídio é mais frequente em homens acima dos 65 anos e em jovens entre os 15 e os 24 anos.
Define-se como um ato em que um indivíduo põe termo à própria vida de forma intencional e voluntária. "Outros conceitos relacionados são a tentativa de suicídio, na qual a pessoa tem intenção de morrer, mas sobrevive, e os comportamentos autolesivos, sem intenção letal, como por exemplo cortes infligidos no próprio corpo", começa por explicar o professor e médico psiquiatra Joaquim Cerejeira.”

1 comentário:

Super-febras disse...

Amigo:

A sua altivez, briosidade Coninbricense diga-se, e-nos inumeras vezes demonstrada neste sublime, e menos nao poderia ser sendo seu, "blog".
A epidemia que nos tormenta hoje nao mostra chagas nem deixa cicatrizes que causem nos outros, mesmo nos que gostam de nos, nos acompanham e ate nos chamam de familia, a tal "pena" necessaria para os motivar a ajudar, a dar uma mao, a ver a gravidade da enfermidade, enfim socorrer.
E de louvar a publicacao deste artigo tal a necessidade que ha em tornar mais claro estes sinais ou sintomas, tantas vezes sem serem percetiveis e na maioria dos casos quando testemunhados por nos, tratados como excessivos, obsessoes ou manias.
Achei neste texto que a ultima frase e' de grande importancia e tenho a certeza que deveria ser mais vista em todos os meios de comunicacao.

Caso tenha pensamentos suicidas e precise de ajuda, entre em contacto com o 112 ou com a linha gratuita SOS Voz Amiga (800 209 899) - também contactável através dos números 213544545, 912802669 e 963524660.

Seria possivel ao meu amigo reeditar esta frase de quando a quando?
Quem sabe o "questoes" nao salvara' uma vida.

Um grande abraco sem Coimbra mas a saber a ela.

Alvaro Jose da Siva Pratas Leitao
Bradford, Ontario
Canada'