sábado, 2 de dezembro de 2017

UM SOFRIMENTO PLASMADO POR QUEM SENTE





UM TEXTO ESCRITO POR AGUINALDA
SIMÕES GRAÇA AMARO, EMPRESÁRIA
NA RUA DA SOFIA:



Por mais que queiramos viver na nossa cidade, pagar as nossas contas, criar os nossos filhos, lutar para manter as portas abertas, está a ser muito difícil. É triste, é deprimente ser comerciante na Baixa de Coimbra.
Falo por mim. Trabalho 12 horas por dia na rua da Sofia... Uma artéria que foi esquecida e completamente abandonada por todos. Para mostrar ao turismo... Tudo escondido atrás de fachadas, algumas delas vergonhosas.
Sou "nova” e muitos outros novos ainda vão tentando a sua sorte abrindo o seu espaço... tentando realizar os seus sonhos... Trabalhando e pagando um preço bem caro por eles. Gastamos o que não temos, e acordamos num pesadelo. Não temos nada, mas mesmo nada, que nos ajude vindo da parte daqueles que deveriam ser os primeiros a zelar, a cativar, a incentivar o comércio, e a reabilitar a Baixa de Coimbra. Como é possível, meu Deus??? Todos os meses fecham lojas.
Todos os dias existe menos gente na Baixa. Nós não temos que pagar pelos erros dos outros. Nós estamos cá para trabalhar. Nós queremos!!! Eu quero!!
Tento fazer coisas, dou tudo de mim, mas é revoltante, é realmente triste sentirmos que estamos esquecidos por quem manda.
Eu preciso de trabalhar todos os dias, pagar contas todos os dias, dar comida aos meus filhos todos os dias. Por isso mesmo, preciso de ter clientes todos os dias.
Eu sou natal... Todos os dias. Dou, partilho, canto, danço todos os dias. Até um simples Lourenço (um músico de rua conhecido) com a sua viola numa ruela da Baixa me faz ter orgulho na minha cidade.
Para quê luz? Para quê música e cor na passagem de Ano? Para quê festas do galo, festas e eventos para gastar dinheiro (tanto que ajudaria a muitos )? No dia seguinte é um novo ano. E tudo continua igual. E mais portas da Baixa fechadas. Pensem nisto.
O que é realmente urgente???
A Baixa precisa de vida e cor todo o ano.
Natal é esperança, é amor é partilha.


Sem comentários: