terça-feira, 8 de julho de 2014

FALECEU A ISABEL



Durante décadas e décadas a Maria Isabel da Costa Rosário Dias foi nossa companheira diária no passar dos dias e no calcar das pedras desta Baixa que a todos nos faz arrepelar os cabelos mas não passamos sem ela. Na década de 1970 vimo-la a trabalhar no Jorge Mendes, ao balcão, na Praça do Comércio. No virar da década, para a seguinte de 1980, conjuntamente com mais dois sócios, abriu a Zedibel –iniciais de todos os parceiros no negócio, “Zé, Dias, Bel(ita)"-, na Rua das Padeiras e por aqui se manteve a laborar até cerca de 2007. Fomos hoje surpreendidos pelo anúncio do seu desaparecimento do nosso meio.
Embora a conhecesse, não tive grande relacionamento com a senhora Isabel que possa atestar. Parecia-me uma pessoa triste, metida sobre si-mesmo, introspecta. Por isso mesmo vou dar voz a quem privou de perto com a Isabel Costa. A sua ex-vizinha Clara Pessoa, perante a súbita partida sem despedida, diz o seguinte: “era uma pessoa acessível. Boa amiga do seu amigo e sempre disponível para ajudar quem precisava. Se lhe pedisse alguma coisa para ajudar alguém ela dava. Era bastante sociável e humilde. Tinha muito gosto para a decoração e era muito competente. Infelizmente, no final da sua existência as coisas complicaram-se. Gostei muito de conviver com a Isabel. Paz nesta sua caminhada que agora inicia e um dia, igualmente, também faremos.”
L. Dias foi um dos seus colegas no Jorge Mendes, na década de 1970, e depois um dos seus sócios na Zedibel. Pedi-lhe um comentário curto. Enfatizou assim: “de facto, durante cerca de sete anos trabalhámos no Jorge Mendes e depois, mais tarde e durante igual período e tempo, fundámos e, todos juntos, ajudámos a fazer crescer o nosso sonho. Gostei de a ter conhecido. Que descanse em paz!”
Em nome da Baixa comercial, se posso escrever assim, os nossos sentidos pêsames à família da Isabel Rosário Dias. Até um dia, Isabel! Paz à sua alma!

Sem comentários: