terça-feira, 20 de maio de 2014

CÂMARA VOLTA ATRÁS E RENDE-SE À PSP



A semana passada, na calada da noite e sobre responsabilidade camarária, o traço descontínuo em frente à 2.ª Esquadra da PSP, na Rua Olímpio Rui Fernandes, passou a contínuo. Ou seja, salvo as viaturas de emergência, que ao que parece podem não respeitar as regras de trânsito, todas as outras, que até aí poderiam entrar directamente no átrio do edifício, depois da alteração, teriam que percorrer mais cerca de duzentos metros. O descontentamento foi imediato e no próprio dia, com base no testemunho de um agente que pediu o anonimato, escrevi uma crónica sobre o assunto.
Ainda no mesmo dia, e com fundamento no meu texto escrito, fui contactado por alguém que sabia muito bem as causas que motivaram a decisão de retirar o acesso por aquele meio. Dizia este depoente: “Senhor António Luís, quando se escreve deve-se ter ponderação no conteúdo e estar ciente dos fundamentos das decisões. Qualquer veículo em emergência pode passar o risco contínuo. Ou seja, por esta permissão legal, não há qualquer justificação no lamento do agente. Embora não pertença a nenhuma das entidades em questão, PSP ou Câmara Municipal de Coimbra (CMC), posso garantir de que, até agora, existia abuso na transposição do traço descontínuo. Os agentes faziam a manobra com os seus carros privados e motas para irem para o parque de estacionamento e, naturalmente porque era preciso limitar o excesso, agora não podem, como qualquer outro cidadão. Como pode entender a mensagem foi manipulada num determinado interesse.”
Pelos vistos, a contento das duas partes, autarquia e PSP, prevaleceu o bom-senso e os traços laterais a descontinuarem foram repostos e tudo continua igual como dantes.
Perante este avanço e recuo da edilidade, solicitei a opinião a um agente da PSP que, pedindo o anonimato, enfatizou: “claro que a Divisão de Trânsito da CMC tinha de repor o anterior! São os próprios carros da edilidade que, contra a lei, aqui fazem a inversão de marcha. Nós, agentes, até sempre fechámos os olhos à transgressão implícita. Se optassem pelo traço contínuo era um bocado chato para eles!”

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora viva Caro Luís

Por falar em automóveis, esta cidade é tão engraçada. Mesmo engraçada. Ele há cada uma! Então não é que outro político local comprou um carrão (um BMW 520d automático) e a coisa praticamente não se soube? Não se soube não é bem assim, a história foi contada pelo Fernando Moura no NDC, mas, para grande espanto meu, não vieram logo o Campeão das Províncias/Coimbra Jornal/Questões Nacionais denunciar mais este escândalo como fizeram no caso do Audi A6 do presidente da Câmara de Coimbra.
Engraçado… E está lá, com documento e tudo (aliás, público, como o do A6). Ou melhor, estava. Esteve um dia no site do Moura e hoje… desapareceu! E desapareceu outra história do site do Moura: o mesmo político pagou 46.000 euros à RFM para publicitar um evento na FFoz organizado pela… RFM. Ou seja, com carro e RFM lá se vão praticamente 100 mil do desgraçado erário público que todos (uns mais do que outros, é certo) vamos pagando com língua de palmo.
Foram dois misteriosos desaparecimentos, mas ainda bem que existe o Facebook para ajudar a pescar as duas notícias das profundidades do ciberespaço…

http://www.noticiasdecoimbra.pt/sai-um-bmw-520-para-o-nosso-amigo-machado/
http://www.noticiasdecoimbra.pt/pedro-machado-torra-milhares-para-rfm-emitir-publicidade-de-festa-da-rfm/

Caro Luís, como diria o Engº Sousa Veloso, despeço-me com amizade. Abraço!