sexta-feira, 30 de maio de 2014

ESTRELA DE UMA MANHÃ GOUCHA



Para quem não souber, colocando de lado a pouca modéstia, sou um artista multifacetado. Eu sei lá em que áreas se dividem os meus talentos! São tantos! Escrevo, faço música, toco e retoco, sou actor empenhado –todos os dias enfio uma máscara e represento uma peça. Umas vezes de bonzinho, outras de sacana, outras de enojado com o sistema, outras ainda de braço-dado com ele, como, por exemplo, há dias em que fui votar para perpetuar este processo que nos aniquila e continuamos a pugnar para o manter em exercício.
Talvez seja por isto mesmo que a TVI, volta e meia me convida para participar num qualquer dos seus programas televisivos –e também, e sobretudo, porque a minha prestação lhes fica muito barata, a custo zero. Valha-me ao menos, tenho a sorte de me mandarem sempre uma jornalista linda e eu, bota-de-elástico e mais para lá do que para cá, desfaço-me todo em simpatias e dou-me por muito bem pago.
Desta vez, para o programa do José Manuel Luís Goucha e a passar na próxima quinta-feira, precisavam de, para além de mostrar a escola desse tempo, entrevistar dois tipos de alunos: Um abastado e outro carenciado. Neste aqui, alguém que fosse muito pobre nas décadas de 1950-1960 e, nessa altura, como aluno com poucos meios frequentasse a escola primária, hoje chamada de básica, ou primeiro ciclo. Com as habituais perguntas: como era o ensino nesses tempos do Estado Novo? Os alunos apreendiam a ideologia implícita nos livros? Como é que se justificava que os pobres, algumas vezes descalços, chegassem às aulas todos picadinhos das pulgas?
Ora sendo eu, como disse em cima, um diversificado actor, o que me custa representar o papel de pobrezinho? Nada mesmo! É canja! Até choro e tudo! Então, ontem e hoje, graças ao bom trabalho do “cameraman” José Brito e da jornalista Sofia Esteves, da TVI, a peça, em declamação, foi gravada cá no meu teatro de todos os dias, ou seja, na minha loja. Também por obra, graça e disponibilidade da Luísa Duarte, da Associação Recreativa e Cultural da Lameira de São Pedro foi possível filmar na antiga escola primária da Lameira de São Pedro, próximo do Luso, e prestar uma singela homenagem à minha desaparecida professora Odete Santos, a Dona Odete, como era tratada carinhosamente por todos.

Sem comentários: