sábado, 31 de maio de 2014

UMA SALVA DE PALMAS PARA SOUSA RIBEIRO

Redução salarial superou “limite do sacrifício admissível”


Durante muitos anos passei por ele, lado-a-lado, nas ruas da cidade e sem nunca termos trocado uma palavra. Há cerca de uma dezena de anos, quando fiz o exame ad hoc, provas de acesso para entrar em Direito, Joaquim Sousa Ribeiro foi um dos meus examinadores.
Desde que é o Presidente do Tribunal Constitucional, pelas suas tomadas de posição com base em acórdão dos juízes que constituem aquele órgão, passei a admirar este meu vizinho de Coimbra. Esta frase dele, proferida ontem na leitura de um acórdão, “A redução salarial superou o limite do sacrifício admissível” é um modelo de esperança. Estas suas palavras instituem o último reduto para os portugueses trabalhadores e que, sem rendimentos, se vêem nas faldas da indigência. Pode vir o Governo dizer que não pode fazer melhor. Se não pode não faça, mas não empurre os cidadãos para a mais aviltante miséria. O que se está a passar na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade, no país é um escândalo, um extermínio da dignidade humana e uma ofensa à moral social. É insuportável o que está acontecer às nossas pequenas e pequeníssimas actividades económicas. É preciso dizer sem medo: este Governo está a matar os seus cidadãos nacionais!
O nosso problema –e daí este resultado nas eleições europeias- é que quem vem a seguir faz parte do mesma farinha, para não dizer da mesma merda. O que se está a passar no Partido Socialista, entre Costa e Seguro, é a amostra nua e crua que esta gente apenas quer poder para alimentar os seus egos, preencher lugar para os seus amigos e saquear o que ainda restar. Não prestam para nada! Não valem um caracol! Não merecem o desperdício de tempo que se perde para ir votar!
Felizmente que temos o Tribunal Constitucional! Se assim não fosse, e se agora lutamos pela sobrevivência, há muito que se vegetava ao pé-coxinho.
Hoje o Tribunal Constitucional, apesar de algum protagonismo exagerado no modelo de continuar a aparecer à hora dos telejornais, é sem dúvida uma barreira necessária para evitar ainda mais miséria. Parabéns e uma grande salva de palmas ao seu presidente, Sousa Ribeiro!

Sem comentários: