terça-feira, 27 de maio de 2014

A ARTESÃ DA BICICLETA ROXA




Quem passa na Rua Ferreira Borges e junto ao Arco da Traição não pode deixar de se aperceber de uma artesã junto de uma bicicleta roxa. A fazer lembrar os antigos ourives que percorriam as aldeias, em cima da traseira do velocípede uma mala expõe os artigos manufacturados. Os turistas, talvez tocados pelo invulgar quadro ou até pelos lindos olhos de intenso azul-cobalto da vendedora, páram e alguns compram –reparei que depois de adquirirem uma peça tiram uma fotografia à linda vendedeira.
Já todos sabemos que por trás de uma consequência está sempre uma causa, ou, por outras palavras, no presente que se apreende há sempre uma história para contar. Vamos conhecer esta bonita artesã. Quem é a artista de pulseiras em malha Viking e que vende também macramé, crochet e tricot?
“Chamo-me Inês Moura e sou natural do Porto. Desde que me conheço que adoro o artesanato. É uma paixão que já vem de longe –lembro-me que com 5 anos já fazia renda de bilros para a minha avó. A partir de 2007 comecei a interessar-me verdadeiramente por esta arte. Trabalhava numa empresa de informática, tratava do comércio internacional, das compras com o Oriente, mas larguei tudo para me dedicar ao que gosto mesmo de fazer. Claro que nesta decisão contou muito o ter conhecido o meu companheiro e ter nascido a Violeta, a nossa filha, o tesouro das nossas vidas e rainha das flores do nosso jardim pessoal. Foi ela a raiz deste projecto. Eu confecciono as pulseiras em malha Viking –uma técnica ancestral dos povos do Norte da Europa- e o meu namorado trabalha o macramé.
Estou a adorar a cidade. É muito bonita. Acho que deve ser a única urbe que tem águias a sobrevoá-la permanentemente. Reparei nisso junto ao rio Mondego.
Os estrangeiros são os que mais compram, porque têm outro poder financeiro. Os portugueses gostam muito, dizem-me frequentemente, mas não podem comprar.
Estou muito feliz por estar na cidade dos estudantes. Não sei quantos dias iremos permanecer cá. Nunca fazemos planos. Hoje estamos aqui, amanhã logo se verá!”

Pode consultar aqui a página de Raiz Violeta no Facebook 

Sem comentários: