sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A BURLA DO TELEFONE

(Imagem da Web)


 Maria Ferreira mora do outro lado do rio onde, segundo a lenda, a Rainha Santa teria percorrido veredas e sendas para fugir aos olhares perscrutadores de Dom Dinis e assim poder alimentar os muitos pobres que lhe bateriam à porta do seu abastado convento. Maria tem 77 anos. Sobre a presença omnipotente do telefone fixo, que serve para comunicar com algumas amigas e é um instrumento fundamental na sua ligação com o exterior, a televisão marca também o seu espaço na sua casa de aconchego. Como quase todas as pessoas da sua vetusta idade, o percurso dos dias é passado entre as várias telenovelas, que lhe fazem companhia e alimentam a alma, e um croché que, como vício empedernido e apesar da vista já não ser o que era, teima em não a largar.
Há cerca de um mês recebeu uma ligação telefónica: “boa tarde! Como a senhora é nossa cliente fiel há mais de vinte anos no telefone, temos o prazer de a informar de que foi contemplada com um Vale Postal de 200 euros. Se, por acaso, a chamada cair faça o favor de ligar para o seguinte número… Tem aí uma esferográfica? Então aponte, se faz favor. Telefone à vontade que a chamada é grátis”. Entretanto a ligação caiu. Maria fez o que lhe foi recomendado pela voz masculina, mas teve o cuidado de interrogar: “diga-me, senhor, eu não vou pagar mesmo nada? De certeza? Posso confiar?”. E a voz adocicada respondeu: “ó dona Maria, por favor! Claro que não vai pagar nada. Pelo contrário, por ser uma cliente fiel, vai receber um prémio de 200 euros dentro de duas a três semanas”. E Maria Ferreira confiou. Confrontada com perguntas fúteis e de cacaracá foi descarregando o espírito. Afinal o homem era tão simpático! Quando estava prestes a desligar a voz de assédio falava-lhe da vida complicada dos reformados e o quanto este Governo está a tornar a sua existência difícil. E lá foi prolongando a conversa, e assim se manteve, durante cerca de vinte minutos.
As semanas foram passando, e, do referido prémio anunciado, nada. Até que veio a factura mensal da Portugal Telecom e Maria apanhou um grande susto: “chamada de valor acrescentado, 20 minutos, 35 euros.”
Valeu-lhe ter desabafado com a Madalena Martins, a “Lena do Quiosque Espírito Santo”, junto ao Café Santa Cruz. Como já alertou tantas velhinhas para este tipo de burlas que até já lhe perdeu a conta, mais uma vez, encaminhou Maria Ferreira para a Portugal Telecom, na Loja do Cidadão. Aqui, perante a reclamação, os serviços desta empresa barraram o número indicado e descontaram a chamada de valor acrescentado.

Sem comentários: