segunda-feira, 5 de março de 2018

OU ESTÁS COMIGO OU...

Foto de Movimento HUMOR.



Pelo que se sabe, numa iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, a Casa Municipal da Cultura, de 08 a 11 de Março, vai realizar a 3.ª Mostra Nacional de Banda Desenhada (BD).
Citando a RTPNotícias, “Aposta firme da Câmara Municipal de Coimbra no panorama cultural", a exposição, "perseguindo o êxito alcançado nas edições anteriores", a `Coimbra BD` de 2018 promete um "programa diversificado e de elevada qualidade", com destaque para a sua "primeira internacionalização, com a presença de dois convidados": o italiano Walter Venturi e o sérvio r.m. Guéra. Marcam presença cinco autores portugueses convidados, "representantes da escrita, do argumento para BD ou da criação artística, ao nível da ilustração, áreas reveladoras do vasto universo da `9.ª Arte`", salienta a Câmara de Coimbra, numa nota enviada à agência Lusa
Na sua página Movimento Humor, no Facebook, José Gomes, um dos grandes criadores de BD na cidade, através de uma tirada irónica, resume assim o evento do pelouro da Cultura:


"UMA EXCELENTE INICIATIVA DA CMC
Apesar de não termos sido convidados
a estarmos presentes na COIMBRA BD
(conhecemos MUITO BEM as razões :D)
vamos divulgar e apoiar esta excelente iniciativa
promovida pela CMC.
Nem tudo é crítica negativa senhor ;)"


José Gomes sabe por que não foi convidado e nós também adivinhamos. Porque andamos cá já há muitos anos, e somos velhos, sabemos mais do que contamos. Com o proceder desta senhora vereadora da Cultura, utilizando o cargo com o mesmo descaramento que um senhor feudal a dirigir-se aos súbditos, só quem lhe caia nas boas graças, com uma venalidade subserviente manifestada num curvar de espinha dorsal, consegue alguma coisa. Tristes daqueles que fazem o seu jogo, que se tivessem pingo de dignidade demitiam-se. Por um prato de lentilhas, por uma pinga de protagonismo vendem a alma e sujeitam-se a ouvir o impensável. É por isto mesmo que a cidade e a Baixa estão como estão.
Parabéns Jorge Gomes! Que não lhe doa a mão que desenha! Cidadania é isso mesmo que o senhor pratica! O seu exemplo, para poucos ou muitos, serve a quem servir!


1 comentário:

Unknown disse...

Meu amigo Luís Fernandes, agradecemos a sua solidariedade na ostracização a que os meus trabalhos sofreram. Mas não há nada de errado na forma como a senhora vereadora descriminou os cartoons do Movimento de Humor.
Imagine o amigo se a senhora Vereadora, Carina Gomes, me tivesse convidado
- apenas mostrava que o executivo da Câmara Municipal de Coimbra não merecia as críticas que o Movimento de Humor lhes faz. Mostravam que respeitavam as críticas, que não são arrogantes, que sabem ouvir e responder adequadamente aos munícipes.
Nada disto aconteceu!
O que prova que, nós (simpáticos críticos), infelizmente, estamos certos.

Um grande Bem Haja e continue com a ponta da sua pena bem afiada
para a sua fina escrita.

Um abraço solidário,
José Gomes