terça-feira, 27 de março de 2018

A APARIÇÃO DO “COIMBRA PARTICIPA” (1)






Trocando por miúdos, ou seja, se você, que é um(a) cota,
é um daqueles comentadores que no Facebook está sempre
a debitar planos para transformar a Baixa, ou, no limite, até tem
uma ideia já há muito martelada em longas noites de insónia,
tem agora uma excelente oportunidade de passar à prática.”

Ontem, com apresentação de Regina Bento, a jovem estrela cintilante da maioria no executivo, foi apresentado na antiga Casa dos Pobres, no Pátio da Inquisição, o “Coimbra Participa”, a primeira edição de um orçamento participado, assentando num projecto dividido em dois escalões direccionados em função da idade, de ideias apresentadas por munícipes que residam, trabalhem ou estudem no concelho de Coimbra. A intenção subjacente é a dinamização do cento histórico.
O primeiro escalão, o “Coimbra Jovem Participa” destina-se aos mais novos, entre os 14 e os 30 anos. Com um orçamento plafonado de 50 mil euros, podem candidatar propostas até um montante máximo de 20 mil euros.
O segundo escalão, o “Coimbra Participa”, tem por objecto os mais velhos, a partir de 30 anos. Com um plafond de 100 mil euros, cada proposta tem um limite de 50 mil euros.
Tem 4 fases:
*A primeira é a apresentação de propostas entre 12 de Março e 30 de Abril.
*A segunda será a de análise técnica pelos serviços municipais, e decorre de 1 a 15     de Maio.
*A terceira será a votação dos projectos, e decorre de 01 a 30 de Junho.
*A quarta será a fase de execução, a partir da segunda semana de julho. Os vencedores terão 12 meses para os colocar em prática.

O período de reclamações será entre 16 a 25 de Maio.
A apresentação pública dos projectos vencedores está prometida para a primeira semana de Julho.
As ideias, que após análise técnica poderão ser transformadas em projectos, podem ser apresentadas durante a fase 1 no site municipal www.participa.cm-coimbra.pt.
As votações, a decorrer entre 01 e 30 de Junho, escolhendo o projecto que se identifica mais, serão obrigatoriamente admitidas através da Internet e, para isso, é preciso aceder a www.participa.cm-coimbra.pt e clicar em “votar”.
O prazo de execução é de 12 meses para cada propositura ganhadora.

Os critérios de selecção são os seguintes:

-As ideias não podem implicar construção ou requalificação de infraestruturas;
-Não podem configurar pedidos de apoio ou venda de serviços a entidades;
-Não podem exceder os montantes previstos nem o prazo máximo de execução estabelecido;
-Não podem encontrar-se em execução;
-Não podem ser demasiado genéricos ou demasiado abrangentes;
-Não serem tecnicamente inexequíveis;
-Não podem ser comissionados por marcas registadas, abrangidas por direitos de autor ou tenham sobre si patentes registadas;
-Não podem depender de parcerias ou pareceres de entidades externas cujo período de obtenção seja incompatível com os prazos do Orçamento Participativo.

Trocando por miúdos, ou seja, se você, que é um(a) cota, é um daqueles comentadores que no Facebook está sempre a debitar planos para transformar a Baixa, ou, no limite, até tem uma ideia já há muito martelada em longas noites de insónia, tem agora uma excelente oportunidade de passar à prática. Como escrevi em cima, Comece pela primeira fase, enviando a ideia para a triagem. Se passar da segunda, a da análise técnica, para a terceira, a fase da votação, acredite em si mesmo, está no papo! Eu vou dar-lhe dicas que, se seguir à risca, não falha.
Comece pela dica mais barata:
Envie mensagens pessoais a todos os seus cerca de cinco mil amigos no Facebook e, em nome da grande amizade que os une, rogue-lhes encarecidamente que votem no seu projecto;
A dica mais cara:
Contacte a Cambridge Analytica, em Inglaterra, e diga ao que vai. Posso assegurar-lhe que, pela manipulação de dados pessoais recentes, através do Facebook, para a eleição de Trump, é tiro e queda. Você, mesmo antes da votação, pode anunciar ao mundo a sua vitória.

ARTIGO RELACCIONADO:  A APARIÇÃO DO "COIMBRA PARTICIPA" (2)



Sem comentários: