segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

UM ENCONTRO DE SAUDADE




No último Sábado, pelas 20h30, realizou-se no Restaurante “O Escritório”, na Rua João Machado, em Coimbra, um encontro de saudade de ex-empregados de José dos Santos Coimbra e que passaram pelas  suas várias casas comerciais como, por exemplo, Casa Santiago, Galerias Coimbra, Traje, Casa Jovem, Mango, Casa Coimbra, na Rua da Louça, e “Casa do Jota”, na Rua das Padeiras. De salientar a elevada qualidade e bom preço no serviço prestado pelo restaurante “O Escritório”.
De várias centenas de funcionários que deixaram marca e aprenderam naquela universidade de comércio, cerca de vinte pessoas, durante cerca de três horas, recordaram histórias que ajudaram a crescer como cidadãos e a formar para a vida comercial. Dos mais velhos, considerando o período entre 1970 e 2000, lá estiveram o Ramiro, o Carlos, o Gonçalves, o Marques, o Nelson, a Adélia, a Filomena, a Rita e o Luís -cá o “Je”-, que era refilão como o raio que me partisse.
Cerca de uma dezena de mais jovens –que, perdoem-me, mas não sei os nomes- contaram pequenos incidentes e graças que guardam na memória para toda a vida. Todos juntos, rimos à gargalhada. Foi uma grande experiência que não esqueceremos jamais. Onde estiver o espírito do velho “Jota”, pelas boas acções e outras que nem tanto, que descanse em paz. Enquanto andou por cá, mesmo no seu egoísmo legítimo, ajudou a desenvolver a Baixa da cidade e homens como ele, tão activos e com olho para o negócio, para além de já restarem poucos, não se fabricam mais.
Foi pena que, dos mais velhos, estivessem tão poucos, mas, como diz o refrão, foram poucos mas bons.
Como uns dias antes a Célia e a Marta –duas ex-funcionárias das mais novas- comemoraram aniversários, foram presenteadas com um bolo e o soprar das velas.
Como diria o Chico Buarque, “gostei de estar na tua (nossa) festa, pá!”





1 comentário:

Antonio Marques Amaro disse...

Obrigado Luis , pelo texto apresentado , que faz um resumo da noite de convivio (20/02/2016 ) dos ex- Funcionários da Firma Casa Santiago e de outras Lojas do Falecido José dos Santos Coimbra .
António Marques Amaro