quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

OBRIGATÓRIO ABRIR GUARDA-CHUVA DENTRO DE AUTOCARRO DOS SMTUC





POR MÁRCIO RAMOS


Hoje tinha uma consulta nos HUC, Hospitais da Universidade de Coimbra.  Como é habitual, fui de transporte público,  até por que o tempo cinzento não  convidava a grandes  passeatas.  Chovia e soprava um vento gélido.
Tomei o autocarro dos SMTUC, Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, junto à Estação Nova. Passados uns momentos, perto da curva em frente à Rua Adelino Veiga, apercebi-me de uma passageira a reclamar qualquer coisa. Tomei mais atenção. Então o que era? No lugar onde a senhora estava sentada caíam grossos pingos de água. O condutor, por sinal simpático, tentou amenizar a coisa. Da assistência, por brincadeira, alguém enfatizou que, pela proximidade da média superfície comercial, eram “pingos doces”. A verdade é que caía tanta água que a senhora teve de se levantar e ir em pé.
Entendo que os SMTUC não merecem a mesma consideração por parte da tutela que esta atribui à Carris ou aos transportes urbanos do Porto e, por isso mesmo, a sua manutenção cabe por inteiro à Câmara Municipal de Coimbra. Ou seja, não haverá dinheiro a rodos. Mas há uma questão que se me atravessa: antes de os autocarros saírem do hangar, na Guarda Inglesa, não recebem uma inspecção ainda que sumária? Não digo uma revisão geral mas, no mínimo, uma previdente manutenção rápida para ver se há sujidade no interior, vidros partidos, bancos danificados, ou outra qualquer anomalia. Não é a primeira vez que me apercebo de chuva dentro dos transportes públicos.
Compreendo o esforço titânico da edilidade para manter a frota operacional, mas já tenho mais dificuldade em admitir estas pequenas falhas. Deveria haver mais atenção a estes pormenores. Até porque, de um modo geral, os serviços cumprem bem, andam a horas e os condutores são geralmente amáveis.
Vamos melhorar?

Márcio Ramos


Sem comentários: