sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

A SINA DO DESGRAÇADO



 

Francisco João Machado, de 76 anos, faleceu nos HUC, Hospitais da Universidade de Coimbra, no dia 2 deste Fevereiro que nos acompanha. O Senhor “Xico”, como era carinhosamente tratado por todos nós aqui na Baixa, era uma pessoa simples, cordata e sempre pronta a fazer um recado ou dar uma mão a quem precisasse. Depois de internado num estado debilitante nos HUC, nesta última terça-feira exalou o último suspiro.
Antes de continuar, gostava de ressalvar que o que escrevo não tem por objecto procurar elogios ou palmas para a acção que vou descrever. O que pretendo, e é meramente uma intenção, é que este caso seja aproveitado para melhorar os procedimentos públicos. Nada mais do que isto.
Vou então prosseguir. Soube ontem que tinha partido do nosso reino dos vivos e escrevi um pequeno elogio fúnebre. Fiquei a saber que o senhor “Xico” era um pária neste mundo, sem família e sem laços consanguíneos. Em contrapartida sei que era um homem muito querido por todos, incluindo por mim, e que tinha aqui na Baixa muitos amigos.
Por que já tinha havido contacto prévio entre ambas as instituições, fiquei à espera que os HUC informassem o Centro de Dia Rainha Santa Isabel (Cozinha Económica) sobre a data da cerimónia fúnebre, já que o finado estava adstrito a este serviço de bem-fazer. Como até hoje, à hora do almoço, não tivesse conhecimento de qualquer resposta, e já decorreram três dias, coloquei os pés ao caminho e fui ver o que se passava na instituição hospitalar.
Depois de percorrer os corredores acima-abaixo entre a casa mortuária e o Gabinete do Utente, sendo convicto na pretensão de não sair de lá sem resolver o assunto, verifiquei que o defunto, por não ter família, estava preso nas teias da burocracia. Fiquei a saber que como o corpo ainda não tinha sido reconhecido poderia estar nesta condição até cerca de um mês. Depois, no caso de não haver reclamação, o hospital se encarregaria de realizar um funeral sem cerimónia religiosa e muito “baratinho”. “Uma coisa horrível assistir a um acto destes sem dignidade para qualquer ser humano” –palavras ditas assim mesmo por alguém com quem falei.
Depois de explicar às funcionárias o que me levou lá, consegui compreender tudo e comecei pelo primeiro passo que foi reconhecer o corpo na Casa Mortuária para desbloquear o processo e encetar o seu enterramento. Saliento que os funcionários foram todos muito simpáticos comigo. Contudo, em juízo de valor, enquanto duraram os contactos, fui sendo acometido de vários sentimentos. Um deles –e isto é normal sentir em outros serviços públicos a que me dirijo quando pretendo quebrar os elos da burocracia por entender injusto ou discriminatório para alguém- foi sentir uma certa oposição, como se pensassem para si: “quem é este? O que é que ele quer? O que o move?” –tudo isto em juízo de valor, volto a salientar.
Outro sentimento foi eu perceber que as pessoas têm vontade de resolver os problemas mas a carga da papelocracia é enorme e consegue suster a sua vontade. Pode até parecer que me estou a queixar dos funcionários do hospital, nada disso. Deu-me para pensar –e admito estar enganado- que quando morre alguém sem família, o corpo fica para ali abandonado até às calendas. Estou errado? Se calhar estou!

MAS, AFINAL, QUERO DIZER O QUÊ?

Não sei se estarei a ser claro, mas quero dizer que os HUC, seguindo a tramitação legal, deveriam tratar com mais celeridade e dar um respeito maior a alguém que morreu sem família. Poderemos interrogar: mas como é que isso se faz? Como se calcula, não sei responder com objectividade. O que sei dizer é que não gostei da forma como a morte de Francisco Machado foi tratada. Sei lá, talvez quando acontecer um caso destes –que, pelo que soube, são poucos- deveria haver uma entrega maior por parte do hospital para resolver a situação e não deixar criar a ideia –que é o que sinto- que quando não se tem ninguém em vida, seguindo a mesma sina, na morte é seguido o mesmo destino e com a mesma sorte. Escrevo, por conseguinte, de sensibilidade. É pedir muito? Se calhar é, sobretudo vindo de alguém, como eu, que apenas constatou este caso e, como espertalhaço de trazer por casa, venho exigir de profissionais, que tratam da morte todos os dias, um esforço super-humano. Repito, tratar com mais dignidade e respeito na morte alguém que em vida foi desventurado.
.
DESGRAÇADO À NASCENÇA, NA VIDA E NA MORTE

Voltando ao senhor “Xico”, que foi abandonado em bebé pela mãe e filho de pai incógnito, durante a sua vida foi um pária e, conforme relato, na morte segue a mesma sina, tudo parecia indicar que seria enterrado em campa rasa e sem cerimónia religiosa.
Embora só agora saiba, acontece que o senhor Francisco era pensionista. Logo, por inerência, o direito a um funeral até ao valor de 1257.66 euros está garantido pela Segurança Social. Basta apenas ser accionado através de uma agência funerária, e pode ser movido por qualquer amigo. Quero dizer, portanto, que, sempre que nos hospitais públicos surja um caso idêntico, os serviços administrativos deveriam contactar os amigos da vítima e informar do procedimento para, acima de tudo, evitar que alguém seja discriminado desta maneira até na morte.

E O QUE VAI ACONTECER AO “XICO”?

Com o envolvimento de vários amigos, estão garantidas as cerimónias fúnebres, legítimas e de direito, para o senhor Francisco Machado. O Funeral será nos primeiros dias da próxima semana. Tenho a certeza de que todos vamos dormir melhor. Fez-se o que era nossa obrigação.

Sem comentários: