segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

UM APELO VINDO DE CASTANHEIRA DE PERA



No meu entendimento, muito mal vai Portugal quando um cidadão do interior do país, preocupado e em representação de outros, depois de apresentar um problema fundamental para o desenvolvimento da sua terra às entidades responsáveis e à comunicação social generalista, se dirige a um blogue pouco conhecido, quase insignificante no todo nacional e a cerca de oitenta quilómetros de distância, e lhe pede ajuda pelo facto de todas as personalidades visadas no apelo ou porque não responderam ou porque se estão a marimbar para o grito de denúncia do bom colaborador natural, defensor da sua comunidade, e exemplo para os seus pares.
Antes de prosseguir, vou elencar as entidades visadas e a quem foi solicitada uma solução:

-Presidente da Administração Regional de Saúde Centro;
-Presidente da República; Presidente da Assembleia da República;
-Primeiro-ministro;
-Ministro da Saúde;
-Ministério da Saúde;
-Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade;
-Grupo Parlamentar do Partido Socialista;
-Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata;
-Grupo Parlamentar do Partido Comunista;
-Grupo Parlamentar do partido CDS/PP;
-Grupo Parlamentar do Partido Os Verdes;
-Grupo Parlamentar Bloco de Esquerda;
-PAN –Pessoas-Animais-Natureza;
-Comissão Parlamentar de Trabalho da Saúde;
-Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias;
-Direcção do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte;
-Direcção do Centro de Saúde de Castanheira de Pera;
-Presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pera;
-Presidente da União de Freguesias do Coentral e de Castanheira de Pera

MAS, AFINAL, O QUE É QUE SE PASSA?

Tudo começou com um e-mail recebido de Castanheira de Pera, assinado por Filipe Lopo. Alega este cidadão que encontrou por acaso o Blogue Questões Nacionais e que, depois de enviar um apelo em 18 de Janeiro último a todas as entidades citadas, talvez o assunto merecesse da minha parte algum interesse.

E QUAL É O ASSUNTO?

Vou dar a voz a Filipe Lopo –que não conheço: “Castanheira de Pera de Pera, um concelho com cerca de 3000 habitantes -cuja população triplica durante os meses de verão, entre Junho a Setembro, devido ao complexo turístico Praia das Rocas-, vive nesta altura e desde o verão passado, um perfeito pesadelo no que respeita aos cuidados de saúde. Desde então e até ao momento, Castanheira de Pera viu-se sonegada de médicos, um por baixa médica (o actual director do Centro de Saúde) e outro por rescisão contratual.
Em Novembro de 2015 foi colocado um médico de serviço vinte horas semanais. O que é manifestamente pouco -para não dizer ridículo- para consultas não de três mil utentes mas somente para atendimento de um ficheiro de um dos médicos ausentes. Por vezes lá aparece um outro clínico que, por poucas horas também, lá vai vendo alguns doentes que desesperam por uma consulta. Os enfermos, candidatos a uma consulta para serem vistos pelo médico, chegam a estar diariamente desde as quatro horas da manhã às portas do referido Centro de Saúde.

E O QUE POSSO FAZER?

Naturalmente que, respondendo com objectividade ao apelo, para além de escrever um texto a, pelos vistos, malhar em ferro frio, pouco posso adiantar. Por isso mesmo, cá fica o registo para memória futura. Mas, digo-lhe, vou fazer mais: vou remeter o seu grito de ajuda para Sandra Felgueiras, do programa “Sexta às 9”, da RTP1. Quem sabe –e esta jornalista saberá-, seja assunto para passar na televisão pública?

(TEXTO ENVIADO PARA O PROGRAMA SEXTA ÀS 9, DA RTP1)


Sem comentários: