sábado, 11 de julho de 2015

A HOMENAGEM MAIS QUE MERECIDA AO MÁRIO AFONSO



Rodeado de alguns amigos, poucos mas bons, o Mário Afonso ontem, à tardinha, era um homem feliz. A exposição de fotografia sob o mote “Pessoas, Poses e Poesias”, a sua fotografia que tão bem sabe apanhar no momento certo e irrepetível está ali patente, na sede da APAEME, Associação para o Apoio ao Empreendorismo da Margem Esquerda, na Avenida João das Regras 142, na outra margem e em frente ao Portugal dos Pequenitos, até 10 de Agosto, e pode ser visitada diariamente das 9h30 às 18h00. A arte de fotografar implica um talento invulgar e o homem de quem falo, o meu amigo, carrega na alma esse dom generosamente atribuído pela natureza.

O Mário, o franciscano sem hábito –rebaptizado assim por José Gomes, o presidente da APAEME-, o ser humano fantástico que é, foi fundador da secção de fados da Associação Académica de Coimbra, foi colaborador em diversas publicações, regionais e nacionais, e também da RTP. Costumamos passar por ele nestas ruas estreitas e largas e quem não o conhecer não adivinha que está ali uma pessoa humilde até ao infinito e sempre disponível para ajudar quem precisa. Foi uma bonita homenagem ao homem modesto e bom. Merecia ter lá os colegas dos jornais da cidade. Por que não estiveram? Poderemos perguntar? Especulando, por que o Mário é um simples, um despretensioso, e dos simples não reza a história. A imprensa vive do badalado, da falsa imagem transmitida em fachada brilhante e interior ruinoso, do herói de banda construída assente em nada.
Por parte da Câmara Municipal de Coimbra esteve Francisco Paz em representação do pelouro da cultura. 
Muitos Parabéns, Mário, e um abraço do tamanho do mundo.



(Fotos de Alex Ramos)




3 comentários:

Unknown disse...

Muito bem dito.
Só um pequeno reparo, o presidente da APAEME chama-se José Gomes.
Nuno Mendes

LUIS FERNANDES disse...

Obrigado, Nuno Mendes. Foi lapso. Já está alterado.
Abraço.
Luís Fernandes

antonio verissimo caneira disse...

O Mário realizou e apresentou no Centro Experimental de Rádio o programa "CULTO DA MÚSICA" sendo eu colaborador. Bons tempos.
António Veríssimo