sexta-feira, 28 de setembro de 2018

BAIXA: ENCERRA A ÚLTIMA SAPATARIA NA ANTIGA RUA DOS SAPATEIROS







No próximo Domingo, ao cair a folha do calendário deste mês de Setembro e início de Outono, duas lojas na Rua Eduardo Coelho encerram e fazem a despedida do nosso meio comercial. Pertencentes a Fátima Santos, uma nossa colega com cerca de trinta e cinco anos de vivência comercial na conhecida via estreita da Baixa de Coimbra, fecha o Tico & Teco, um bonito espaço dedicado a artigos de criança, e o Hush Puppies, um franchisado de sapatos em marca exclusiva. Como curiosidade, desaparece a última sapataria nesta popular ruela conhecida por rua dos sapateiros, actividade que deu nome até por volta de 1900 quando as artérias da parte baixa da cidade estavam divididas e eram conhecidas pelos ramos de artífices que davam corpo às corporações.
Nesta última Terça-feira, na Rua Paço do Conde, encerrou a casa conhecida por Tecidos Paço do Conde, que se dedicava à venda de atoalhados e artigos diversos.
Desde Janeiro, com mais estes, o número de encerramentos comerciais na Baixa sobe para 26.


MAS NO CAIR DA FOLHA TAMBÉM SE ERGUEM OUTRAS


No início deste Outubro duas lojas encerradas há mais de seis meses vão reabrir com outras actividades. A primeira, na Rua Eduardo Coelho, no espaço da desaparecida TLX, alegadamente, vai ser ocupado com roupas com preço único de 12 euros. A segunda na Rua das Padeiras, a loja outrora ocupada pela florista Orquídea Silvestre -que se transferiu um pouco mais para cima, para o Largo da Freiria- vai ser ornamentada com artigos decorativos mais direccionados ao turista. O novo adquirente, alegadamente, é um nosso colega que já detém outros dois estabelecimentos no mesmo ramo e na zona.

Sem comentários: