sábado, 1 de setembro de 2018

“Orçamento Participativo da União das Freguesias de Coimbra com 9 propostas a votação”

(Foto do Notícias de Coimbra)


TEXTO SURRIPIADO AO JORNAL


Foi efectuada a apresentação pública, pelos próprios proponentes, das propostas que irão, durante o mês de setembro, estar à votação no Orçamento Participativo da União das Freguesias de Coimbra.
Esta iniciativa do executivo liderado por João Francisco Campos está na sua primeira edição e tem como valor a ser aplicado, num ou mais projectos, cinco mil euros que saíram do orçamento da União das Freguesias.
Foram aceites nove propostas, um número que segundo o presidente da junta, “ultrapassa largamente as nossas expectativas tendo em conta o que tem vindo a acontecer noutros locais e mostra que a cidade de Coimbra tem a sorte de ter pessoas que se interessam pelo bem estar público e participam activamente.”
A quantidade de propostas nem é o melhor. A qualidade das propostas e a sua capacidade para efectivamente fazerem muito com pouco é grande e confirma o que este executivo sempre pensou e disse: temos de continuar a ouvir para quem nós trabalhamos”
A votação decorrerá durante todo o mês de setembro e podem votar,presencialmente, na sede e delegações da União das Freguesias durante o horário normal de funcionamento.
Podem votar todos os eleitores da União das Freguesias de Coimbra.

Proposta A
Proponente: António Quintans
Uma Página sobre a Baixa”
Publicação de “Uma Página sobre a Baixa” num dos jornais da cidade (a designar posteriormente)

Proposta B
Proponente: Maria João Varela
Projecto SolidariaMente
Promoção da Saúde Mental através de uma maior proximidade ao outro, prestando apoio a jovens, adultos e idosos.

Proposta C
Proponente: Pedro Ferreira
Edição de CD
Produção de CD audio cujo objectivo é recolher e criar uma nova abordagem aos temas que popularizam o Património Musical intimamente ligado à história dos bairros.

Proposta D
Proponente: Teresa Arsénio
Cheque animal UFC
Criação do Cheque Animal UFC destinando à esterilização, identificação electrónica e vacinação antirrábica de animais de famílias carenciadas e animais de rua.

Proposta E
Proponente: Diogo Valente
Mercado de Inverno WIF
Edição de um “Mercado Tradicional de Rua”, no Mercado do Calhabé, que dê a conhecer marcas e produtos dos expositores envolvidos com desfile de moda e espectáculo musical;

Proposta F
Proponente: Flávia Fonseca
Implementação de Programa DAE na União de Freguesias de Coimbra
Equipar a Sede da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Coimbra e a a Escola Secundária de Jaime Cortesão com um Desfibrilhador Automático Externo em cada e dar formação em Suporte Básico de Vida;

Proposta G
Proponente: Rui Bandeirinha
Promoção do uso da bicicleta
Através da instalação de lugares de estacionamento na Universidade,  junto à Sé Velha, na Portagem e no parque verde.

Proposta H
Proponente: Inês Prazeres
Coimbra, a outra capital de Portugal 
Criação de um livro infantil e mega-posteres para colocar nas salas de aulas sobre factos históricos ocorridos em coimbra despertando o interesse e orgulho pela história de Coimbra. Os livros serão oferecidos a todos os alunos do 1º ciclo da União das Freguesias.

Proposta I
Proponente: Cláudia Antunes
ArtEnergy 
Criação de um concurso intitulado “ArtEnegy” para que seja feito uma intervenção artística nos armários da EDP existentes numa das vias principais da Pedrulha (rua 4 de Julho e rua 1º de Maio), dar uma nova “vida” a estes elementos, para que também no futuro, este percurso seja o “cartão de visita” deste bairro."

Sem comentários: