sábado, 22 de setembro de 2018

PAÍS GOVERNADO POR GESTORES DA TRETA

Resultado de imagem para pedrógão
(Imagem da Web)




Ontem visionei a peça de Ana Leal, jornalista da TVI, que passou no “Jornal das 8”, sobre os incêndios de Outubro do ano passado e cuja reconstrução de casas feita por ajuste directo, um ano depois, está próxima do zero.
Com famílias inteiras alojadas em roulotes e protegidos por chapas de zinco e plásticos a interrogarem que espécie de Portugal é este, onde há dinheiro para tudo menos para o essencial, deixou-me uma profunda tristeza com as lágrimas, por várias vezes, a balançarem entre o cai e não cai.
Sobre a reportagem da TVI, se por um lado nos faz acreditar no importantíssimo papel que a imprensa livre, escrita, visionada e radiofónica, desempenha, por outro mostra a nu o caciquismo, a insensibilidade, o deixa-correr de alguns técnicos decisores e presidentes de autarquias perante o dramatismo do sofrimento e a miséria ocasionada por desastres naturais. Como é que esta gente, que foi eleita para representar e defender os munícipes do seu concelho, consegue dormir descansada? Enquanto não se varrer de vez esta gentalha o país continuará na mesma linha de subdesenvolvimento endémico.
Mais: perante a regionalização tão apregoada por tantos e a descentralização de competências que está em marcha pelo Governo, o que é que podemos esperar?
Muitos parabéns à TVI, um grande agradecimento a Ana Leal pela coragem que, nas suas peças, continua a presentear-nos. Em nome dos que mais precisam, um enorme bem-haja!

Sem comentários: